Moradores do Jurunas e Umarizal comemoram obras de drenagem

Até a próxima semana, moradores dos bairros Umarizal e Jurunas, que estão sendo beneficiados por obras de saneamento da Prefeitura de Belém, participarão de uma reunião com técnicos do município para definir soluções para a destinação correta do esgoto sanitário de suas residências.

O agendamento foi feito nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, durante visita às obras de drenagem e pavimentação que estão sendo realizadas na Passagem Felicidade, no Umarizal, e Vila Chan, localizada na Rua dos Timbiras, entre Rua de Breves e Avenida Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas.

“Estamos realizando obras de drenagem e pavimentação, trazendo qualidade de vida para esses moradores. Mas, se as famílias não fizerem adequadamente o lançamento das suas fossas, a gente acaba mantendo a péssima qualidade de saneamento. Então, por isso, a integração entre as ações da prefeitura e da comunidade é fundamental”, destacou o prefeito.

Nas duas vias em obras, a instalação da rede de drenagem já está bastante avançada. A próxima etapa será a implantação de meio fio, calçadas e pavimentação asfáltica. “Antes de finalizar o serviço é preciso deixar claro para os moradores que não será permitido o lançamento das fossas in natura na rede de escoamento da água da chuva que está sendo instalada”, explicou Nelma Siqueira, diretora da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), responsável pela obra.

Zenaldo explicou que a prefeitura poderá já finalizar a obra de drenagem já com as ligações das fossas residenciais, desde que seja feito um tratamento prévio por meio de filtro para proporcionar a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto. O tratamento é o fundamental no combate a doenças, verminoses e endemias, e evitam o lançamento da poluição dos dejetos humanos no lençol freático e canais que chegam até a Baía do Guajará.

Desde que nasceu, a aposentada Maria Isabel da Paz, 70 anos, reside na Passagem Felicidade, no Umarizal. “Essa é a primeira vez que eu vejo um prefeito vir na porta da minha casa perguntar sobre uma obra que está beneficiando a comunidade. Foi bom porque aproveitamos para sugerir alguns ajustes nas calçadas que ainda vão ser construídas”, disse.

“É justamente esse objetivo dessa visita aqui hoje: dar as determinações administrativas para o perfeito desenrolar da obra, mas também ampliar o diálogo com a comunidade, envolvendo todos os moradores no projeto, mas sem prejudicar o meio ambiente”, completou o prefeito.

Da janela da sua casa, na Passagem Chan, no Jurunas, a dona de casa Antônia Sousa, 62, observa a via de terra batida que, em breve, estará totalmente pavimentada.

“É uma alegria muito grande ver essa obra acontecendo. A Rua dos Timbiras também não tinha nenhum saneamento, mas agora já tem. Logo-logo a porta da minha casa vai ter rede para escoar a água da chuva e vamos ficar livres dos alagamentos”, comemorou.

Comentários