Canais de Icoaraci recebem ações de limpeza para combater alagamentos

Com o objetivo de combater alagamentos durante o período chuvoso, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciou oficialmente nesta quinta-feira, 29, a Operação Inverno, que visa reforçar o serviço de limpeza e desobstrução de canais em Icoaraci.  

O trabalho inicial está sendo executado nos canais Santa Izabel, Piraíba, Taboquinha, Rosinha e Pimenta Bueno. A ação pretende melhorar a vasão da água da chuva para prevenir o transbordamento nos canais. Com isso evitar alagamentos nas vias e casas, e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com aproximadamente 7 km de extensão, o Canal Santa Izabel, responsável pelo escoamento da água dos bairros Agulha, Ponta Grossa e Paracuri, foi o primeiro a receber a Operação Inverno. 

Em duas semanas foram retirados do local lixo, mato, garrafas pets, pneus, e até mesmo objetos para mobiliar uma casa: colchão, fogão, sofá e até geladeira. Dependendo da local, a limpeza pode resultar no aumento da profundidade do canal em até meio metro. "Isso proporciona uma quantidade de água maior no canal e a escoação dessa água, sem gerar alagamentos e consequentemente transtorno para a comunidade" explicou Raul Matos, coordenador da Operação em Icoaraci.

A ação, que conta com 21 agentes de limpeza, continua em ritmo acelerado para efetuar a limpeza em todos os canais antes da chegada do inverno rigoroso. "Estamos trabalhando de forma atuante. Faça sol ou chuva, mas os agentes de limpeza não param o trabalho", destacou o coordenador da equipe.

O Agente Distrital de Icoaraci, Edson Souza da Silva, falou da importância da limpeza nos canais como ação preventiva. “Os canais servem como escoadouro para toda água do distrito. Se não fizermos a limpeza agora, teremos problemas futuros, pois quando as chuvas intensas chegarem o canal pode transbordar, por isso estamos nos antecipando”, destacou o gerente do distrito. “Além dos alagamentos nós combatemos com essa ação a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e assim evitamos que as pessoas adoeçam. O que se gasta hoje se investe futuramente em prevenção".

A colaboração dos moradores no trabalho de conscientização é fundamental. “É importante também a  conscientização do morador. Não jogue lixo nas ruas, esquinas e canais; não incentive os carroceiros para transportar lixo, procurem sempre a Agência Distrital que teremos o maior prazer em atender”.

A casa do aposentado João Monteiro, de 74 anos, na Travessa Berredos fica ao lado do canal Santa Izabel.  “A gente fica alegre quando vê a equipe da prefeitura por aqui, pois sabemos que esse serviço vai nos beneficiar. Aqui qualquer chuva transbordava, mas agora com o canal limpo isso não vai acontecer. Só temos a agradecer pela apoio da prefeitura”, comemorou. 

Comentários