Ruas do bairro Parque Guajará recebem obras de drenagem e pavimentação

Quando o senhor Gregório Pena veio morar, quase no final da rua Santa Rosa, o local era uma vala a céu aberto. Atrás da casa dele passa um braço do igarapé do Paracuri, que, ao encher alagava tudo à sua volta. Dois anos depois, a via passa por obras e está com outra aparência.

“Quando nos mudamos para cá, isso aqui era muito feio. Tinha de tudo, lama, buracos e água. Até um jacaré pequeno, que estava atacando os animais, eu tive que dar cabo. Agora, melhorou muito e eu estou comemorando”, comentou Gregório Pena.

A rua Santa Rosa começa na Rua das Palmeiras, ao lado da antiga fábrica Polimix, na avenida Augusto Montenegro. A via, que faz parte do bairro Parque Guajará, no Distrito de Icoaraci, tem cerca de um quilômetro de extensão, que está em obras, após o trabalho de drenagem profunda. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou a frente de trabalho no local, na manhã desta quarta-feira, 5.  

Obras - As duas vias vão receber ainda pavimentação, construção de calçadas, meio fio com linha d´água e sinalização. Além das duas ruas, 180 metros da alameda Cravo, por onde passa a drenagem profunda da via, vão receber os mesmos serviços. A obra é uma parceria da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a obra é importante, porque está realizando o sonho de toda comunidade. “Os moradores desta via estavam esperando essas obras há 20 anos. É com orgulho que iniciamos os trabalhos e estamos aqui, com as máquinas, em pleno mês de dezembro, porque queremos que as pessoas deste local tenham mais dignidade nas moradias”, disse o prefeito.

O titular da Sesan, Cláudio Mercês, apontou que obras como essa, na rua das Palmeiras, são realizadas para beneficiar a comunidade. “As ações de saneamento resultam em melhorias na drenagem das vias e reduzem os alagamentos. São obras muito importantes, que garantem a qualidade de vida dos moradores”, destacou o secretário.  

Quem acompanhou toda a visita do prefeito às obras foi a doméstica Ana Maria Barbosa. Ela mora na rua das Palmeiras há cinco anos e faz parte da liderança comunitária do local. Feliz, ela comemorou as frentes de trabalho que estão atuando nas vias.

“É um sonho realizado. Lutamos muito para que essas melhorias chegassem aqui nas nossas ruas. E agradecemos à Prefeitura por ter cumprido a promessa de nos dar asfalto, porque esses serviços foram pedidos, já há algum tempo, e nunca deixamos de cobrar por eles”, comentou Ana Maria.

Comentários