Alepa presta homenagem a profissionais e entidades de educação.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, nesta terça-feira (04/12), a Sessão Solene de entrega da Comenda de Honra ao Mérito da Educação, em homenagem aos profissionais e entidades de educação. A Sessão Solene foi realizada pela primeira vez, em cumprimento ao requerimento de autoria do deputado estadual Airton Faleiro, que destacou a sua felicidade em poder realizar essa sessão no final de seu mandato como deputado estadual. “Nos meus vários mandatos como deputado estadual, eu observei que o parlamento estadual ainda não tinha nenhuma comenda em homenagem a professores e profissionais da educação, em geral, e instituições educacionais. Então, eu propus a criação desta comenda e foi aprovado por unanimidade. E eu espero que essa comenda se torne parte do calendário de homenagens do parlamento estadual para os próximos mandatos”, destacou Faleiro, que foi eleito deputado federal para o mandato 2019-2022.

O presidente da Alepa, deputado estadual Márcio Miranda, destacou a importância da criação da comenda de homenagem aos profissionais e instituições educacionais. “Essa Sessão Solene realizada hoje, pela primeira vez, de entrega da Comenda de Honra ao Mérito da Educação, é extremamente importante porque reuniu representantes de diversos segmentos da educação e foi um momento em que o parlamento do Pará fez o reconhecimento dos diversos educadores, entidades e instituições, que realizam relevantes serviços na área da educação ao povo do Pará”, ressaltou Márcio Miranda. “Temos centenas de pessoas e entidades que fazem um belo trabalho em todo o estado do Pará, porém aqui na Casa do Povo, procura-se homenagear a representatividade de todos aqueles que realizam um belo trabalho voltado à educação”, complementou.

Faleiro explica que a ideia do seu requerimento é de que essa Sessão Solene seja integrada ao rol de sessões de homenagens realizada pela Alepa. “A ideia é que a partir da criação dessa comenda, todos os anos, o parlamento estadual realize uma sessão solene para que cada parlamentar e a mesa diretora possam escolher na sociedade pessoas e instituições que prestam serviços relevantes para a educação. E essa comenda é importante porque a educação é a base de tudo e de toda sociedade e a base da formação de recursos humanos. E por isso eu estou feliz de estar podendo realizar essa sessão antes de encerrar o meu mandato como parlamentar estadual”, ressaltou o deputado.

Durante a Sessão Solene, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emanoel Tourinho, destacou a sua felicidade em receber a homenagem e seu desejo de que a criação e realização dessa comenda contribua para a sensibilização de toda a sociedade para a importância da educação. “Eu recebo com muita felicidade, mas entendo que essa é uma homenagem não pessoal, mas as nossas instituições pelos trabalhos que elas têm realizado e que toda a nossa comunidade tem feito em prol da educação. E ficamos felizes também pelo fato de ser uma manifestação de preocupação e de compromisso da Assembleia Legislativa com a agenda da Educação, que é tão fundamental para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado e que nossas crianças e jovens possam se desenvolver plenamente. Então, é uma iniciativa louvável da Alepa e que nós esperamos ver frutos, como a sensibilização da sociedade para a causa da educação”, analisou o reitor.

O professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Anderson Madson de Oliveira Maia, é também diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação e revela que recebe a homenagem com muita alegria. “Eu fico muito lisonjeado e feliz com a homenagem que só vem a fortalecer e energizar como professor na sua prática docente até porque são raros os momentos em que o professor e a educação é priorizada e reconhecida. Então, esse é um momento importante de reconhecimento e de valorização e isso é motivo de felicidade para todo educador”, avaliou o professor homenageado.            

A condecoração foi criada e aprovada para ser concedida pelo Poder Legislativo para homenagear pessoas físicas e jurídicas que possuem trabalhos e/ou ações de destaque no Estado do Pará

Os 35 homenageados na sessão solene foram:

  1. Professor Armando Zagury Tourinho

  2. Prof Dr Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva

  3. Sra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira

  4. Sra. Lia de Oliveira Melo

  5. Sra. Lourdes Bentes de Vasconcelos

  6. Sr. Manoel Antônio Quaresma Rodrigues

  7. Conselheira Maria Beatriz Manderlet Padovani

  8. Prof Maria Ivonete Coutinho da Silva

  9. Sr. Maurílio de Abreu Monteiro

  10. Rosa Olívia da Costa Barradas

  11. Roselene Ayan Mesquita

  12. Ulisses Manassas – Post mortem

Deputado Lélio Costa

  1. Sr Anderson Madson de Oliveira Maia

Deputado Eraldo Pimenta

  1. Sra. Anna Maria de Moraes Mendes

Deputada Cilene Couto

  1.  Sra. Ariane Lilian Lima dos Santos Melo Rodrigues

Deputado Fernando Coimbra

  1. Sr. Aureberto Nogueira dos Santos

Deputado Celso Sabino

  1. Sra Cláudia do Socorro Silva de Melo

Deputado Eduardo Costa

  1. Dr Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco

Deputado Jaques Neves

  1. Professor Edvard da Silva Gomes Júnior

Deputado Cássio Andrade

  1. Sra. Emanuelle Cabral Franco

Deputado Coronel Neil

  1. Evana Soares Ferreira Nobre

Deputado Sidney Rosa

  1. Padre Francisco José Sadeck dos Santos

Deputado Eraldo Pimenta

  1. Professora Julinda Rego Lazarini

Deputado Chicão

  1. Sra Leila Carvalho Freire

Deputado João Chamon

  1. Sr. Biólogo Luiz Fernando Fagury Videira

Deputado Martinho Carmona

  1. Pastora Magna Cristine Mosser

Deputado Renato Ogawa

  1. Pedagogo Marinaldo Sarmento Souza

Deputado Dirceu Ten Caten

  1. Sr. Manoel Messias Serafim dos Santos

Deputado Raimundo Santos

  1. Sra. Rolange Nazaré Cardoso Ribeiro

Deputado Osório Juvenil

  1. Sr. Roni Emerson Heck

Deputado Carlos Bordalo

  1. Professora Rosa Maria Fares dos Santos

Deputado Iran Lima

  1. Sra Sandra Helena Ataíde de Lima

Deputado Olival Marques

  1. Sra Sinthia Campelo de Andrade

Deputado Luiz Afonso Seffer

  1. Sra. Vera Lúcia Magri Pedroso

Deputado Hilton Aguiar

  1. Sra. Zuleide Fernandes Cordeiro

Comentários