Apresentação cultural encerra atividades do Espaço Acolher

Uma releitura feita por professores e alunos atendidos pelo Espaço Acolher, da Santa Casa de Misericórdia, tendo como foco o livro “As Casas”, editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), encerrou nesta segunda-feira, 17, as atividades escolares das crianças vítimas de escalpelamento atendidas no espaço. 

A obra, de autoria do escritor e designer Maciste Costa, resultou em um projeto didático criado para trabalhar disciplinas como língua Portuguesa, matemática e toda parte de humanas, segundo informou Júlia Saldanha, professora da classe hospitalar, programa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que visa dar continuidade às atividades letivas dos alunos vítimas de escalpe.

Maciste Costa esteve presente conversando com os alunos sobre o que ele pensou quando escreveu o livro. “Queríamos agradecer a IOE por nos ter doado essa e outras obras que fazem parte do projeto Carrinho de Leitura. Esses livros são de estrema importância para as atividades que são desenvolvidas com os alunos que frequentam o Espaço Acolher”, relatou Saldanha.

Alunos como a jovem Cássia Elen Gama, de 14 anos, que esteve internada desde fevereiro e recebeu alta nesta segunda-feira. Aluna da 7ª Série, ela contou que os professores trabalham os livros de acordo com cada série. “É muito legal o trabalho aqui, eles ajudam a gente nas atividades e a presença dos livros nos ajudam de todas as maneiras”.

Ivanete Ramos da Gama, 33, mãe de Elen, contou que a menina sofreu o escalpelamento em uma viagem de barco quando a família ia para a igreja, no município de Muaná, na ilha do Marajó. “Nós só ouvimos o barulho. Quando olhei pra trás do barco, ela estava com os cabelos presos no motor. Levamos ela pro sítio e depois ela foi transferida para Belém. Ela está bem melhor, inclusive o médico já deu alta e amanhã já vamos retornar para nossa casa em Muaná. Graças a Deus nós vencemos essa batalha”, contou emocionada.

As atividades letivas do Espaço encerraram com a presença do papai Noel, que brincou com as crianças, tirou fotos e entregou brinquedos doados pelo Governo do Estado, Marinha do Brasil e outros parceiros.

Comentários