Fumbel lança editais para o Carnaval 2019

Os preparativos para o Carnaval 2019 já estão a pleno vapor, neste final de ano. Nesta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), divulgou no site da instituição e também no Diário Oficial do Município, os editais de inscrição e de chamamento público visando à habilitação de escolas de samba e blocos para participação no Carnaval Oficial da Prefeitura de Belém e Distritos.

Em 2019, o Carnaval Oficial em Belém estará de volta à Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, e será realizado no período de 22 a 24 de fevereiro, tradicionalmente sete dias antes da semana oficial do Carnaval. No dia 22 será o desfile das Escolas de Samba do 2º Grupo; no dia 23, das escolas do 1º Grupo; e no dia 24, das escolas do 3º grupo, também chamado “de acesso”. A apuração dos desfiles está programada para o dia 27 de fevereiro. Também na Aldeia Amazônica, os blocos dos 1º e 2º Grupos desfilam no dia 2 de março.

Para receber o Carnaval, a Aldeia Amazônica entra em reforma no dia 7 de janeiro, com recuperação das calçadas laterais ao longo de todo o trajeto de desfile das escolas de samba e blocos, recuperação estrutural das arquibancadas, incluindo o guarda-corpo e reforço de pilares e vigas, cobertura do prédio onde ficam os camarotes, reforma dos banheiros públicos, limpeza e pintura externa.

Já nos distritos, o Carnaval será no período tradicional. No dia 1º de março, o desfile será no distrito de Icoaraci (na rua 15 de Agosto, nobairro do Cruzeiro); no dia 3 de março, o desfile será em Mosqueiro (rua Camilo Salgado, no bairro do Aeroporto); e no dia 5 de março, desfile em Outeiro (na avenida Paulo Costa e praça da Água Boa).

Editais -A Fumbel lançou dois editais. O primeiro, que fica aberto no período de 2 a 11 de janeiro, é o das inscrições para todas as agremiações que desejem participar do desfile oficial. O segundo é o de chamamento público às agremiações habilitadas à subvenção que será repassada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel. O período de inscrições será de 2 a 24 de janeiro.

A Prefeitura de Belém destinou cerca de R$ 2,3 milhões, direcionados a 68 instituições carnavalescas que tradicionalmente participam do desfile oficial. Segundo Izabelle Raiol, presidente em exercício da Fumbel, esse número de agremiações pode aumentar.

“Lançamos dois editais visando ao Carnaval de 2019. Todas as agremiações precisam se inscrever no primeiro edital e as que já estão habilitadas anteriormente precisam se inscrever no edital de chamamento público, se habilitando ao fomento”, explica a presidente em exercício.

Reuniões - Nos meses de agosto, setembro e novembro, assessores e presidência da Fumbel se reuniram com os presidentes e diretores das escolas de samba e blocos carnavalescos para tomarem conhecimento dos editais e as novidades para o ano que vem e todas as decisões foram conjuntas.

“Queremos que as agremiações voltem a participar do Carnaval de Belém. Temos escolas que estão sem desfilar há alguns anos e já manifestaram interesse de participar novamente. Estamos contentes em ver essa vontade e estamos esperando a participação de todos”, destacou Sílvia Lavoglio, diretora do Departamento Ação Cultural da Fumbel (Deac).

“As agremiações que estão afastadas dos desfiles oficiais de Carnaval por algum motivo podem participar do desfile e entram no grupo de acesso, mas elas não podem receber a subvenção que será repassada pela Prefeitura. Essas agremiações precisam passar etapas até que voltem a estar habilitadas a receber esse repasse”, explicou Sílvia.

Chamamento -A celebração de termos de fomento, por meio de chamamento público, objetiva a transferência de recursos financeiros da administração pública municipal para a realização do concurso e desfiles de agremiações carnavalescas, regularmente inscritas no âmbito da programação municipal oficial do Carnaval 2019.

As agremiações habilitadas precisam apresentar todos os documentos previstos e fazer prestação de contas. “Durante as reuniões, as agremiações ficaram cientes das exigências que estão previstas no edital. E terão tempo para providenciar os documentos necessários. Porque se faltar algum desses documentos, a agremiação poderá ser desabilitada”, alerta Flávia Figueiredo, assessora jurídica da Fumbel.

As agremiações devem estabelecer um Plano de Trabalho que deve ser apresentado à Fumbel. “Estamos trabalhando conjuntamente, inclusive com os agentes distritais, para que tenhamos um planejamento mais amplo e eficiente. Temos comissões de seleção e monitoramento, que inclusive farão visitas aos barracões das escolas e de blocos”, informou Sílvia Lavoglio.

A Fumbel, aos moldes do que foi praticado no ano passado, também vai lançar um edital de chamamento para o corpo de jurados que irá julgar os quesitos apresentados nos desfiles.

Serviço:

Período de inscrições ao edital para a programação de Carnaval, de 2 e 11 de janeiro de 2019; e ao edital de Chamamento para Repasse de Recursos, de 2 a 24 de janeiro. As inscrições devem ser feitas em dias úteis, das 9 às 14 horas, na sede da Fumbel, no Departamento de Ação Cultural (Deac), localizado na avenida Governador José Malcher, 295, no Memorial dos Povos, em Nazaré. Os editais podem ser acessados no site http://www.belem.pa.gov.br/fumbel.

Comentários