Ação educativa da SeMOB alerta para travessia segura na avenida Augusto Montenegro

Em virtude dos constantes flagrantes de imprudências cometidas por pedestres, ciclistas e motociclistas na pista do BRT da avenida Augusto Montenegro, a Prefeitura de Belém vem reforçando a atuação dos agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) na via. A ação educativa iniciou há cerca de três meses, pouco antes da entrega do segundo trecho de obras do BRT e da inauguração do Terminal Tapanã. O objetivo é alertar a população quanto às mudanças de circulação na área, em especial com os ônibus articulados do BRT.

A operação da SeMOB retornou após as festas de final de ano e logo no dia 02 de janeiro agentes educadores estiveram atuando em pontos próximos às estações Morada do Sol e Sideral. De lá, a equipe atuou às proximidades do Conjunto Nathalia Lins e Complexo do Entroncamento. Na manhã desta quinta-feira, 10, os agentes atuaram na faixa localizada próximo à Estação Marambaia e encerrarão as atividades nesta sexta-feira, 11, na faixa de travessia localizada próximo à Estação Parque Shopping.

“A operação possui um caráter preventivo e tem por objetivo chamar a atenção da população quanto aos riscos de transitar dentro da pista do BRT, já que a canaleta serve exclusivamente para a circulação dos ônibus articulados”, explicou o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.

Moradora do bairro do Castanheira, a autônoma Antônia Nazaré dos Santos aprovou a ação dos agentes educadores. Antônia utilizava a faixa de pedestres localizada próximo à Estação Marambaia e afirma que sempre procura atravessar nos locais adequados. “Tanto a fiscalização, quanto as ações educativas são bastante necessárias na área, porque por aqui acontece muita irregularidade. Vejo muitos motociclistas fazendo retorno em cima da faixa, que eu sei que não é permitido e ainda pode causar acidentes”, contou.

Além do retorno irregular, outras imprudências são registradas na via, como: travessia fora da faixa, além da circulação de pedestres, ciclistas e condutores particulares no corredor do BRT, o que é proibido uma vez que a via é destinada exclusivamente aos articulados.

A avenida Augusto Montenegro, no trecho concluído de obras entre o Terminal Tapanã e o Complexo do Entroncamento conta com toda a sinalização de trânsito adequada, como placas de limite de velocidade, semáforos, conversão proibida e, sobretudo, faixas de pedestres, indicando os locais adequados para travessia.

“A Semob vem realizando campanhas especiais de orientação e fiscalização nos principais corredores do município, sobretudo naqueles que concentram um fluxo elevado de veículos, e na pista do BRT. Porém, é necessário que a população também faça sua parte. É importante que o cidadão tenha consciência em respeitar as normas de trânsito e zelar pela sua segurança”, ressalta Chagas.

Comentários