Ioga para idosos marca nesta terça, 29, a campanha “Janeiro Branco” na UMS da Providência

A integração entre as diversas práticas da ioga e a saúde mental de pessoas idosas foi o foco da aula realizada nesta terça-feira, 29, na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Providência. A ação é parte da programação da campanha “Janeiro Branco”, que chama a atenção para o cuidado com a saúde mental e é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sema) ao longo deste mês na rede municipal de saúde.

A professora de ioga Atheneia Oliveira ensinou os vários exercícios físicos e de respiração da prática, além de mantras e meditação para as participantes. Segundo ela, o objetivo da aula foi mostrar como a ioga pode fazer bem para o corpo e a mente de pessoas de qualquer idade.

“É muito bom trabalhar com o público idoso, que sempre precisa de mais atenção. A ioga tem a saúde mental como pilar porque trabalha a integração do corpo e da mente e a espiritualidade para se alcançar o equilíbrio físico e mental”, explica a professora.

Tereza Favacho, 66 anos, já frequenta as atividades do Programa Saúde da Pessoa Idosa na UMS Providência e ficou curiosa com a aula ioga. “Vim experimentar pela primeira vez e gostei muito. Pretendo fazer outras vezes. Acho que poderia ajudar com as dores nas pernas que tenho sentido”, afirma.

Idália Garcia, 80 anos, também sentiu no corpo os benefícios da aula de ioga. “Eu fiz um movimento de alongamento e de repente meu corpo todo estalou, então eu me senti muito relaxada. Adorei”, conta.

Palestras e rodas de conversas sobre os temas suicídio e transtorno da ansiedade também estão na programação da campanha na UMS da Providência. Segundo a psicóloga da unidade, Renata Lobato, cerca de 50 pessoas devem participar da programação e a maioria do público já é atendida nos programas de saúde mental e da pessoa idosa. A programação também contou com o acompanhamento da fisioterapeuta Natália Oliveira.

“O objetivo dessa ação, assim como do nosso trabalho dentro do Programa de Saúde Mental, é prevenir doenças e promover a saúde mental. Por isso escolhemos a ioga, que ajuda em quadros como ansiedade e estresse”, explica a psicóloga.

A rede municipal de saúde de Belém oferece atendimento psicossocial em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasfs), Hospitais de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM do Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (PSM do Guamá), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (Capss), que funcionam recebendo demandas encaminhadas da atenção básica e demandas espontâneas.

Tags:


SAÚDE SESMA

Comentários