Fundo Ver-o-Sol entrega certificados de capacitação para garçons e empreendedores

“Antes eu era só mais um na fila de espera por uma bênção, houve uma desistência e fui chamado. Agora estou aqui, agradecendo pela oportunidade que recebi, pois sei que dei meu máximo”. A  declaração é de Erik Leonardo Matos, de 31 anos, ao receber o certificado do curso de formação em garçom promovido pela Prefeitura de Belém, através do Fundo Ver-o-Sol.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta sexta-feira, 08, no Mercado de Carne do Complexo Ver-o-Peso, e contou com a presença de dezenas de alunos que participaram dos cursos não só de garçom, mas também de empreendedorismo, ofertados pela PMB. Ao todo 95 pessoas foram certificadas e, a partir de agora, têm uma nova qualificação para ir em busca de emprego.

“As pessoas precisam de empregabilidade e sobretudo de qualificação, Esse programa de incentivo que a gestão municipal faz, por meio do Fundo Ver-o-Sol, é justamente para qualificá-las”, explicou o coordenador do Fundo, Kadmiel Costa. “Nosso objetivo é proporcionar cursos voltados para a demanda do mercado, a exemplo desse boom que Belém vive, com a abertura de várias farmácias, nós estamos realizando cursos de atendentes e gerentes de farmácia para poder indicar estas pessoas ao mercado de trabalho”, ressaltou.

O curso de empreendedorismo abrangeu pequenos comerciantes, ambulantes, feirantes, aqueles que estão no mercado de trabalho como autônomos. Já o curso de garçom e garçonete reuniu pessoas que se identificam com a gastronomia e o turismo.

Desempregado, Erik Matos lembrou durante o agradecimento pelo certificado, que os dias tinham sido difíceis, mas que o seu desejo de buscar algo melhor para a família o fizeram ir em busca de qualificação, e o curso da Prefeitura foi a porta para este caminho. “Eu nunca havia feito nenhum dos cursos, mas depois desta experiência, não me vejo 'parado'. Vou buscar cada vez mais qualificação dentro da área (de garçom), e eu sou muito grato por ter vivido essa experiência, porque me vejo com um futuro brilhante”.

Suelen Souza, de 31 anos, participou do curso de empreendedorismo, e também foi sua primeira experiência com os cursos do Fundo Ver-o-Sol. “Quando temos meta, a vitória é certa. Eu sei que fiz este curso em boa hora, e aquilo que aprendi durante as aulas, poderei por em prática. Foi desafiador, pois em determinado momento deixei minha filha em casa, ruim de saúde, para não faltar às aulas, mas agora eu recebo este certificado com a certeza de que poderei fazer melhor. Obrigada à Prefeitura de Belém por esta oportunidade”.

Participaram ainda da cerimônia, o titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Rosivaldo Batista, a diretora do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Martha Falcoski, o presidente da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), João Moraes, dentre outros.

Serviço- O Fundo Ver-o-Sol oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas. Para ter acesso os interessados devem procurar a sede do órgão (na avenida Cipriano Santos, nº 40, São Brás), portando documentos pessoais e comprovante de residência.

Tags:


Comentários