Comunidade Fidélis, em Outeiro, recebe diversas ações de cidadania

A oportunidade de ter a tão sonhada Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) levou a dona de casa Gracilene Santos, de 29 anos, a chegar cedo à arena da comunidade Fidélis, no distrito de Outeiro, na manhã desta segunda-feira, 11. Tudo para garantir o atendimento na abertura do projeto “Prefeitura nas ilhas”, que levou diversos serviços de cidadania para as ilhas do distrito. “Não tenho carteira profissional, pois nunca trabalhei fora de casa e também nunca tive oportunidade e nem tempo para tirar o documento. Esta é uma oportunidade imperdível, pois não é sempre que temos uma ação como esta em nossa comunidade”, comentou a dona de casa, enquanto aguardava pelo atendimento.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), que visa oferecer diversos atendimentos para as comunidades das ilhas. A ação tem como objetivo beneficiar centenas de pessoas com serviços como emissão de carteira de trabalho, palestras na área da saúde, atendimentos médicos, testes rápidos para detecção de doenças e vacinação, entre outros. A doméstica Maria do Rosário Silva estava em busca de orientações para inscrição no Centro de Referência e Assistência Social (Cras). “Preciso de informações para saber se tenho direito a receber os benefícios sociais, pois tenho filhos pequenos estudando e estou desempregada”, contou.

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) também esteve presente na ação. “Estamos com um estande armado oferecendo mudas e orientações sobre plantio, além da Casa Escola da Pesca (Cepa), que está com um estande para degustação de alimentos derivados do peixe que são produzidos pelos alunos”, declarou a presidente da Funbosque, professora Beatriz Padovani. “A Funbosque se faz presente em todas as ações da Arout, pois sabemos da importância do trabalho que a Agência vem desenvolvendo em nosso distrito e do quanto essas ações são válidas para a comunidade de Outeiro”, completou.

O Juizado da Infância e Juventude de Icoaraci, está participando com orientação jurídica pela Defensoria Pública e roda de conversa sobre temática relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes.

Yan Miranda, administrador regional do Outeiro, disse que a proposta é aproximar o poder público municipal das comunidades: “Esta é uma ação mais simplificada do “Prefeitura no Bairro” criada pelo prefeito Zenaldo Coutinho. Estamos levando serviços públicos às comunidades e ilhas do distrito, chegando até locais mais distantes”, explicou o administrador. “Queremos que a comunidade recupere a confiança no poder público e que se aproxime cada vez mais. Hoje a comunidade já não precisa ir em busca dos benefícios, pois é a administração que vai até eles com diversos serviços”, completou. 

Moradora de uma das ilhas do distrito, Isaura Costa Favacho fez questão de participar da ação de forma voluntária. “Como moradora das ilhas, conheço os problemas da comunidade, por isso faço questão de ajudar nas ações. Vou aproveitar também para verificar a minha pressão”, disse. As atividades do projeto seguem até quarta-feira, 13, ocorrendo sempre das 8h às 12h, na arena da comunidade Fidélis.

Tags:


AROUT

Comentários