Estado garante investimentos na infraestrutura de Viseu

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o vice-governador, Lúcio Vale, receberam na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio do Governo, em Belém, uma comitiva formada pelo prefeito de Viseu, Isaías Neto; vereadores do município; o deputado estadual Renato Ogawa e o deputado federal Cristiano Vale, para tratar de demandas do município, entre as quais o abastecimento de água, situação das estradas que cortam a região, transporte escolar e saúde pública.

O prefeito Isaías Neto solicitou ao governador - que estava acompanhado do presidente da Companhia de Saneamento do Pará, Márcio Coelho -, a ampliação e a melhoria da qualidade do abastecimento de água no município, cuja cobertura, hoje, alcança apenas 26% da população, de quase 61 mil habitantes. “Temos mais de quatro mil residências na sede da cidade, e apenas 1.200 são atendidas com abastecimento”, informou o gestor municipal.

“Por determinação do governador, iremos a Viseu fazer o levantamento da situação e, em seguida, apresentaremos um projeto para o equacionamento dos problemas de água de forma definitiva. Ele autorizou o remanejamento de alguns investimentos previstos, para que possamos fazer o atendimento da demanda”, garantiu o presidente da Cosanpa, Márcio Coelho.

Pavimentação- Os representantes do município também solicitaram ao Governo do Estado o asfaltamento da Rodovia PA-102, que liga a sede de Viseu a importantes áreas agrícolas da região. O governador determinou que técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) comecem a elaborar um orçamento para a pavimentação da via.

Com população majoritariamente rural, cujas principais atividades econômicas estão centradas na pesca e agricultura, o município de Viseu também conta com extensa malha de vicinais. Segundo o prefeito, são cerca de 1.280 quilômetros de estradas, que também precisam de manutenção. “Essa é uma condição essencial para que o nosso produtor rural possa escoar sua produção e, também, para que possamos melhorar o acesso a escolas, postos de saúde etc.”, acrescentou o prefeito Isaías Neto. O pedido também foi atendido pelo governador Helder Barbalho, que recomendou à Setran a resolução dos problemas.

“Saímos daqui, hoje, com uma grande esperança e agradecidos ao Governo do Estado pela atenção e carinho com a população de Viseu”, ressaltou o prefeito.

Comentários