Sesma realiza programação pelo Dia Mundial da Saúde e Nutrição

A importância da saúde e da boa alimentação, buscando conscientizar a população, foi a ação que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou na manhã desta sexta-feira (12), na Unidade Municipal de Saúde da Cremação, em uma programação alusiva ao Dia da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março.

A ação reuniu os usuários da unidade para tratar de temas como manutenção da saúde, prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. A gerente da unidade, Liliana Conde, abriu o evento e destacou a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a preocupação de mostrar aos usuários o que é saúde pública, o que são políticas de saúde e o que a unidade pode oferecer à população em termos de cuidados, prevenção e manutenção”, disse.

A nutricionista Vanessa Garcia também ressaltou todo o trabalho de prevenção que vem sendo realizado na unidade. “Quando falamos em saúde, não se trata apenas de questões ambulatoriais, e sim, de prevenção. Focamos em uma alimentação saudável, mas sem muitos custos com medidas que podem ser adotadas no dia a dia, como plantar uma pequena horta em casa e colher ervas e hortaliças, ir à feira na hora mais barata, entre outras ações simples, mas que transformam o hábito do paciente”, aconselhou.

Conversas - Uma resposta positiva já tem sido colhida pela equipe de profissionais da unidade, devido às ações e rodas de conversa que são realizadas constantemente “Já temos pacientes mais conscientes sobre a importância de uma alimentação saudável. Eles comentam que já estão comendo mais frutas, que incluíram no cardápio outros grupos de alimentos e isso tem sido uma vitória para a gente”, comentou Vanessa Garcia.

A esteticista Ilma Vilhena, de 72 anos, frequenta a unidade há mais de dez anos e entende a importância da alimentação para a saúde. “Faço sempre meus exames aqui e procuro cuidar do meu bem estar e da minha alimentação, porque sei que sem prevenção, a saúde não aguenta. A boa alimentação vem em primeiro lugar”, comentou.

Serviços - Em parceria com a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAM), foram oferecidas frutas aos usuários, além de serviços de aferição de pressão arterial e exames de rotina. No período da tarde, relaxamento e meditação. A ação também ocorreu em outras Unidades Municipais de Saúde.

A aposentada Natalina Silva, de 69 anos, foi uma das usuárias que aproveitou para verificar a pressão e receber orientações da equipe multiprofissional da unidade. “Tenho problema de pressão alta e tomo também remédios para tireoide, e aproveitei a ação para fazer alguns exames”, disse.

Saúde e nutrição- A Sesma dispõe, dentro da Política de Nutrição, de nutricionistas dentro das Unidades Básicas de Saúde que oferecem apoio aos usuários com consultas regulares e acompanhamento da manutenção e da qualidade da alimentação, controle de peso e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. As unidades também promovem o acompanhamento de uma alimentação saudável desde o nascimento, garantindo amamentação exclusiva de bebês até os seis meses de idade, além da orientação do desmame e introdução de novos alimentos.

Outras ações também são realizadas, como a distribuição de Vitamina A para crianças de 6 a 59 meses. “As reservas adequadas contribuem para a criança no auxílio da redução de 24% da mortalidade infantil e 28% da mortalidade por diarreia”, ressalta Márcio Nascimento, coordenador da Referência Técnica de Política Nutricional da Sesma.

“Contamos ainda com os nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que trabalham diretamente na prevenção e promoção da saúde da comunidade que abrange o Núcleo. Eles atuam em escolas, centros comunitários, em grupos de gestantes e idosos, e também promovem atividades e palestras”, complementa o coordenador.

Dentro do Programa Bolsa Família, os nutricionistas atuam no acompanhamento da condicionalidade de saúde do programa, com o acompanhamento de gestantes e avaliação de peso e altura dos beneficiários do programa. O objetivo é garantir a continuidade dos beneficiários no Bolsa Família, além de utilizarem o benefício para a adoção de uma alimentação saudável e que proporcione uma melhor qualidade de vida.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém?Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags:


SESMA

Comentários