Projeto paisagístico chega ao bairro do Curió-Utinga

Um problema crônico que sempre marcou a imagem do bairro do Curió-Utinga, em Belém, era o acúmulo de lixo. Em uma ação conjunta entre moradores e Prefeitura de Belém, na manhã deste sábado, 13, o local ganhou um cenário paisagístico através do projeto “Minha rua, meu jardim”.

Técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), estiveram durante toda a manhã ajudando a mudar o visual do bairro com ações ambientais. “Nós fornecemos as mudas, assessoria técnica, bem como a educação ambiental no entorno do evento, e pudemos sentir a presença cada vez maior da comunidade colaborando", conta José Gadelha, subcoordenador de Educação Ambiental da Semma.

Pryscylla de Araújo, moradora do bairro, ficou feliz com o trabalho e garantiu que, “cada um fazendo um pouquinho, podemos mudar a maneira como nosso bairro é visto”. “O bairro já é conhecido pelos alagamentos e estamos aqui fazendo a nossa parte”, completou.

“Era feita todos os dias, a limpeza desse local. Agora aterramos e nivelamos o espaço e finalizamos com o paisagismo, com a ajuda da população”, acrescentou o coordenador de fiscalização da Sesan, José Argentino.

Desde a última segunda-feira, 08, equipes da Sesan orientam a população do bairro sobre as maneiras corretas de coleta e descarte do lixo. "Esse lugar costumava ser um ponto crítico de acúmulo de lixo e proliferação de doenças. Nosso trabalho é educar, orientar, conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de manter o local limpo", afirma Jurema Guerreiro, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma.

O pedestre que passa pela avenida João Paulo II com a Passagem Santo Antônio já passa a ter uma nova visão, após a intervenção do grupo.

Além da doação de mudas, a Prefeitura de Belém enviou pneus, carradas de aterro e terra preta, que permitiram a plantação dos vegetais.

Serviço

A população, inclusive por meio das associações de moradores dos bairros, pode entrar em contato com a Semma para solicitar o paisagismo e revitalização de pontos críticos. Para tanto, deve enviar e-mail para a Coordenadoria de Educação Ambiental em Desenvolvimento Comunitário - CEADC, pelo endereço ceadcsemma@gmail.com.

Tags:


Comentários