Prefeitura de Belém antecipa parte do 13º e injeta mais de R$ 35 milhões na economia

Na próxima quarta-feira, 17, mais de 26 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém vão receber 40% do valor do 13º salário, o que representa um total de R$ 35.244.392,87. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), o  restante será pago na folha de dezembro.

A antecipação do 13º é resultado de um esforço conjunto da administração do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho que, em decorrência do reflexo da crise financeira, que impactou no nível de arrecadação das receitas próprias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, impôs uma série de restrições e controles mais efetivos sobre as despesas dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo. 

“Diferente de outras capitais, essa medida é reflexo de uma gestão eficiente dos recursos e do compromisso com os servidores municipais, o que tem sido o papel diário realizado pelo Núcleo de Contenção de Despesas, da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) em conjunto com a Semad e a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com  apoio da Auditoria Geral do Município (AGM), uma unidade importante no monitoramento e controle efetivos sobre as metas de reduções exigidas no decreto municipal de contenção de despesas”, declara o diretor geral da Segep, Mauro Gaia.

Planejamento financeiro

O valor que será pago ao funcionalismo público municipal representa um mecanismo de garantia do fluxo financeiro da Prefeitura, com base no planejamento executado pela Sefin, que este ano conseguiu ampliar para 40% a antecipação do décimo. Em 2018 o percentual foi de 30%.

“Belém consegue, novamente, fazer o adiantamento do valor referente ao 13º, como ocorreu ano passado, o que só foi possível por conta desse esforço de toda a equipe de governo, contendo gastos e priorizando ações”, afirma José Capeloni, titular da Sefin. “Belém talvez seja a única capital brasileira que este momento está dando a antecipação do 13° salário”.

Tags:


SEFIN

Comentários