A previsão é que sejam gerados cerca de 300 empregos no auge da construção da obra e depois de inaugurado gere 600 empregos diretos e indiretos na região. O empreendimento tem localização estratégica em uma das entradas da cidade perto da rodovia BR 308, entre Capanema-Bragança.
No Pará o Grupo Mateus possui lojas em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breu Branco, Canaã, Castanhal, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Jacundá, Marabá, Marituba, Medicilândia, Nova Ipixuna, Parauapebas, Redenção, Tailândia, Tucumã, Tucuruí e Uruará. Presente nos estados do Maranhão, Pará e Piauí, hoje o Grupo Mateus é um conglomerado de empresas que opera no varejo de supermercados, atacarejo, lojas de vizinhança, móveis e eletrodomésticos, distribuição de medicamentos e construção.
O prefeito de Capanema Chico Neto esteve visitando o início das Obras ao lado do Secretário de Indústria e Comércio Marcelo Pierre que foi o interlocutor do município na atração do Grupo para Capanema e concedeu uma entrevista exclusiva para o portal REDEPARÁ de como aconteceu esse trabalho.
Leia entrevista a seguir com Marcelo Pierre, secretário de Indústria e Comércio de Capanema:
REDEPARÁ - Como aconteceu essa atração do Grupo Mateus para Capanema?
MP - Antes precisamos falar de como montamos uma política de atração de empresas para o município.
REDEPARÁ – E como foi desenvolvida essa política?
MP - Primeiro montamos uma equipe extremamente técnica na Seicomtur, segundo levantamos dados minuciosos e pesquisas sobre a economia e vocação da região de Capanema, com esses dados na mão, passamos a procurar possíveis empreendimentos com foco em nossa vocação e potencial econômico.
REDEPARÁ- Como esses estudos levaram até o Grupo Mateus?
MP – Monitoramos os grupos em Expansão na região norte e no estado do Pará e percebemos que o Grupo Mateus estava entrando forte no estado, então começamos a traçar uma estratégica especifica de abordagem para o grupo.
REDEPARÁ – Qual diferencial dessa abordagem?
MP - Todo material de apresentação foi personalizado para o Grupo Mateus, fizemos um vídeo e um ebook, onde o conteúdo deixava claro de forma contundente que o município de Capanema tem cerca de 70 mil habitantes, mas com um fluxo mensal de 400 mil pessoas, que vem diariamente de 19 cidades próximas em busca de compras e serviços no comércio que é a base da economia de Capanema.
REDEPARÁ – Esse fluxo de pessoas foi decisivo para o Grupo Mateus escolher Capanema na região?
MP – Com certeza, se nós não tivéssemos levado esse estudo, hoje o Grupo Mateus poderia estar sendo construindo em uma cidade da região com uma população superior a nossa, mas sem o diferencial de fluxo como o nosso, que só um estudo qualificado pode comprovar.
REDEPARÁ – Como foi a receptividade do Grupo Mateus ao receber o material?
MP- Primeiro lhe enviamos apenas uma carta por email que culminou na reunião, quando apresentei todo o nosso estudo técnico.
REDEPARÁ – Qual a impressão da primeira reunião com o Grupo Mateus?
MP – Foi uma lição de vida, porque assim que cheguei ao grupo, soube por sua secretária que seu Ilson Mateus vinha de avião particular de Salvador para participar da reunião. Estava apreensivo, imaginava um alto executivo, com pouco tempo para dispor, focado em números e que eu teria que ser muito rápido para apresentar argumentos sólidos na apresentação de nossa cidade.
Mas seu Ilson já me surpreendeu quando chegou vestido com a camisa da empresa e logo no primeiro minuto encontrei um olhar fraterno e aos poucos ele foi contando a sua trajetória, de uma pessoa simples, mas destemida, que começou sua vida trabalhando num garimpo no Pará, ressaltou que chegou a carregar nas costas sacos que pesavam mais que seu próprio peso, e que acredito foi nesse cotidiano que foi forjada sua coragem pra enfrentar muitos desafios para se chegar a ter 25 mil pessoas trabalhando ao seu lado.
Foi emocionante ouvir toda sua experiência e a forma como ele tratou cada colaborador ao longo da visita, assim como vê-lo almoçar junto com eles e principalmente vê-lo ser recebido em cada departamento com carinho por todos.
REDEPARÁ – Que aprendizado esse êxito trouxe para o trabalho da secretaria?
MP – Que precisamos agir de forma técnica, perseverante e obstinada. Foram cerca de 3 anos, da primeira reunião até o início da obra, acompanhamos cada obra de expansão realizada do Grupo Mateus no Estado do Pará, trabalhamos juntos com a equipe técnica do grupo em todos as etapas de implantação no município, desde a escolha do terreno, na orientação da legalização e das licenças necessárias e atuamos sempre de forma proativa. Todo esse trabalho culminou nesse início da obra no dia de hoje.