Na entrevista a seguir, o advogado especialista em Direito Tributário, Dr. Domingos Assunção (foto), fala das vantagens e desvantagens da medida, quais contribuintes poderão aderir a ela, os cuidados que devem tomar e muito mais. Confira:
A quem se destina a Transação Excepcional na cobrança da dívida ativa da União?
Domingos Assunção - A transação excepcional foi pensada para lidar com os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus e, também, garantir a própria arrecadação tributária. Ela se destina aos contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, inclusive aqueles que estão no Simples Nacional, com débitos inscritos em dívida ativa da União, administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), considerados de difícil recuperação ou irrecuperáveis. Entretanto, a transação excepcional não abarca os débitos de FGTS, uma vez que se trata de dinheiro dos trabalhadores.
Existe um valor máximo e mínimo de dívida para ter direito a aderir à transação?
DA - Não existe um valor mínimo definido. O valor máximo do débito a ser transacionado é de R$150.000.000,00 (Cento e cinquenta milhões de reais).
E a transação contempla que período da dívida?
DA - Não há um período específico contemplado. É necessário que o débito esteja inscrito em dívida ativa e que ele seja considerado como irrecuperável ou de difícil recuperação pela PGFN, considerada a capacidade de pagamento pelo contribuinte em cinco anos.
Quais as vantagens e desvantagens dessa transação para o contribuinte?
DA - As vantagens são a possibilidade de liquidação do débito em até 145 prestações, dependendo da classificação da dívida, e a redução de juros e multas que pode chegar a 100%, conforme, também, a situação do contribuinte. A principal desvantagem do acordo é que a PGFN é quem definirá quem entra ou não. Muitos contribuintes, ainda que em dificuldades, não conseguirão aderir à transação. Vamos pensar na seguinte ilustração: uma pessoa física que não teve o seu salário reduzido, mas teve muitas despesas com a crise, provavelmente não será admitida no acordo, porque uma das exigências para a transação é a redução de rendimentos.
Para o contribuinte que quiser aderir à transação, quais os cuidados ele deve ter e que medidas de segurança ele deve tomar?
DA - Primeiro ele deve buscar orientação especializada em contabilidade e direito tributário, para saber da viabilidade jurídica de adesão e da capacidade financeira de arcar com o acordo. A orientação jurídica evitará, por exemplo, que o contribuinte inclua na transação débitos prescritos e que não podem, portanto, ser exigidos. Outra situação: o contribuinte precisará tomar cuidado com as informações que prestará para a PGFN, pois, eventual erro, poderá ter efeitos criminais.
Como o contribuinte que optar pela transação será avaliado para ter, de fato, direito a ela?
DA - A avaliação pela PGFN levará em consideração os seguintes critérios: o grau de recuperabilidade do débito: se alto, médio difícil ou irrecuperável; a situação econômica do devedor; a capacidade de pagamento do débito, em cinco anos, em razão da situação econômica; a redução da receita bruta das pessoas jurídicas e dos rendimentos das pessoas físicas, em decorrência da crise.
E quem optar por não aderir à transação, há alguma penalidade subentendida?
DA - Não. A opção pela transação é uma prerrogativa do contribuinte. Não é uma imposição.
Como advogado tributarista, qual sua avaliação e expectativa em relação à adesão do contribuinte à transação?
DA - Eu estou com pensamento positivo em relação à adesão dos contribuintes, sobretudo pela possibilidade de redução dos débitos.
Há algo mais que o senhor queira destacar para o contribuinte?
DA - Eu reitero que o contribuinte deve parar para refletir sobre a adesão ao acordo de transação. Tudo deve ser sopesado, para que a escolha a ser feita, pela adesão ou não, seja a melhor possível.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
15 Minutes Ago
Angga Diman
Responder
Compartilhar
15 Minutes Ago
Angga Diman
Responder
Compartilhar
15 Minutes Ago
Angga Diman
Tudo graças ao Sr. Anderson Carl por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson Carl agora no Whatsapp: +1(252)285-2093 Email: andersoncarlassettrade@gmail.com
Responder
Compartilhar
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.