Além de Belém, apenas mais três cidades brasileiras possuem o mesmo selo: Florianópolis, Parati e Belo Horizonte. A capital paraense se destaca por possuir uma das culinárias mais ricas Brasil, com muitos sabores de dar água na boca, com misturas das cozinhas indígena, portuguesa e africana. Além de falar sobre a renovação do selo, Sadalla dá dicas sobre o que o turista não pode deixar de comer em Belém. Confira a entrevista:
@omundomeespera: Belém foi contemplada mais uma vez com o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia. O que representa para a cidade a renovação desse título?
C.S.: O título veio intensificar o sentimento de pertencimento e o fortalecimento do orgulho dos nossos produtos regionais, colocando Belém na rota mundial do gastroturismo. Podemos dizer ainda que é a validação do trabalho sério desenvolvido na área da gastronomia desde os Arrranjos Produtivos Locais (APLs), passando pelas boieiras, merendeiras, feirantes, bares, restaurantes, assim como o talento dos nossos maravilhosos chef’s.
@omundomeespera: Quais ações estão planejadas para consolidar ainda mais Belem nesse cenário da gastronomia em níveis local, nacional e internacional?
C.S.: Manter o trabalho do Comitê Gestor, as parcerias Público Privado, os Mercados Criativos (com qualificações continuadas das boieiras e dos permissionários nas áreas da gastronomia e empreendedorismo) assim como, os Circuitos Gastronômicos.
@omundomeespera: Quais os impactos desse título para o setor turístico da cidade? Pode-se dizer que turismo gastronômico ganhou mais força a partir dessa titulação?
C.S.: O principal impacto foi o visível crescimento de turistas nacionais e internacionais visitando nossa cidade com foco em conhecer a nossa gastronomia tão diferente e exótica, além da participação massiva da população em nossos eventos.
@omundomeespera: Conte como foi a sua experiência em Portugal na divulgação do potencial gastronômico de Belém naquele país?
C.S.A equipe que foi a Portugal composta por um coordenador e pela boieira Eliana, do mercado Ver-o-Peso, divulgou com maestria nossos insumos, nossa cultura e nossa diversidade gastronômica.
@omundomeespera: Se algum turista lhe pedisse a indicação de um prato para saborear,
qual seria sua sugestão?
C.S.: Indicaria o nosso famoso peixe frito com açaí feito pelas boieiras encontradas nos mercados da cidade.
@omundomeespera: Da gastronomia paraense, qual seu prato preferido?
C.S.: Com uma culinária tão vasta é difícil de escolher somente um prato preferido, por isso, destaco todas as nossas frutas maravilhosas.
@omundomeespera: Cite cinco locais que o turista não pode deixar de visitar para conhecer o melhor da gastronomia belenense?
C.S.: Mercado do Ver-o-Peso, Solar da Beira, ilha do Combu, praças Batista Campos e da República e orla de Icoaraci.
@omundomeespera: Quais os impactos da pandemia para o setor gastronômico e o que vem sendo feito nesse momento de retomada das atividades?
C.S.: Com a necessidade de isolamento, o setor gastronômico de Belém sofreu redução no número de empregados dos estabelecimentos, queda brusca de receita e um grande desperdício de insumos e material. No entanto, a Prefeitura de Belém ao alcançar o êxito desejado no combate e controle da Covid 19 delineou um plano de reaquecimento econômico, possibilitando a reabertura gradual e consciente dos espaços de gastronomia. Além disso, avançou nas reformas de espaços turísticos voltados para a gastronomia possibilitando assim com que a economia retornasse com o novo normal e Belém ganhasse novos atrativos.
@omundomeespera: Qual o impacto econômico desse título na vida dos trabalhadores da área?
C.S.: A partir de 2015 com a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, Belém criou uma agenda para atender a necessidade de consumidores e trabalhadores do setor gastronômico, com a execução de diversos eventos em pontos turísticos da cidade, principalmente os mercados. Os trabalhadores do entorno receberam qualificação e capacitação e, através da ressignificação dos espaços, puderam atrair uma maior diversidade de público gerando assim maior renda e novas oportunidades de mercado.