Batuque de sábado à noite promove ciclo de rodas de carimbó com mestres e carimbozeiros no Espaço Colaborativo Realejo.
Mestres Lourival Igarapé do Distrito de Icoaraci e Luis Pontes de Ananindeua são os convidados do Ciclo de rodas de carimbó que acontecem agora em novembro. O Batuque produzido e idealizado por Cuité Marambaia, Gabiru cigano, Ana Ribeiro e Racquel Prudente, tem o intuito de valorizar a produção dos mestres na cidade.
Sendo de grande importância para a identidade cultural do estado, o carimbó foi tombando como patrimônio cultural e imaterial a mais de cinco de anos, inserindo nesse contexto a sua salvaguarda, que se mantém vivo através da dedicação de seus praticantes. Além disso, o mês de novembro é marcado pelo Dia Estadual do Carimbó, celebrado no dia 3 em memória ao Mestre Verequete, considerado uma das maiores referências da cultura popular do Pará, que faleceu nesta data em 2009.
Considerando, que esse reconhecimento assegura mais apoio à manifestação cultural, e abre a possibilidade de elaboração de políticas públicas, houve neste período, um aumento significativo da busca por informações e vivências com o carimbó, possibilitando que grupos e mestres saíssem do anonimato em busca da valorização no cenário cultural local.
Nesse sentido, o evento visa uma programação cultural diversificada, nos dias 13 e 27 de novembro às 19:00h no Espaço Colaborativo Realejo. Contando, com a companhia de mestres e convidados do carimbó da região metropolitana de Belém. Inclusive, de forma que possa apoiar o desenvolvimento de uma economia solidária e participativa que enxergue a construção de redes de serviços e apoio à marcas locais, o evento contará com uma feira colaborativa que reunirá lojas como Flor de Jambu, Flauerloja, Fogoyó, Eulauea e Igor Diniz para exposição.
Mestres
Lorival Monteiro Barros, conhecido como Mestre Lourival Igarapé. Nasceu no ano de 1951 em Maracanã, mudando-se aos 10 anos para a cidade de Igarapé-Açú. No qual, desenvolveu desde muito novo, atividades de cultura popular por influência de seus ancestrais. Chegando na capital na década de 70, em 1988 mudou-se para Icoaraci onde integrou-se ao GETAM (Grupo de Tradição da Amazônia. Passou pelo Espaço Cultural Coisas de Negro e por grupos como Grupo Curuperé, Pai d’égua, Curimbó de Bolso e Movimento Tamaruteua – Carimbó é vida. Hoje, Mestre Lourival Igarapé atua como instrutor na área de educação musical e em projetos de construção de instrumentos de percussão.
Luis Antônio Pontes Barbosa é poeta, cantor e compositor. Ainda na adolescência, iniciou o seu percurso artístico através da poesia. Ao longo das décadas de 80 e 90, participou de alguns grupos folclórico, como o Asa Branca do distrito de Icoaraci/PA, Grupo Tabajara de Marituba e o Grupo Amazônia. Em 1999, fundou o Grupo Kamu e em 2003 criou o Grupo de Experiências Percussivas Estrela do Norte. Socialmente engajado, Mestre Luis Pontes atua em movimentos sociais, como a fundação da Associação Amigos da Natureza.
Participação especial
Nos dias 13 e 27 de novembro a partir da 19:00h , no Espaço Colaborativo Realejo, contaremos com a participação da Dj Karol Onça, lançando o seu set musical recheado de merengue, cumbia e ritmos latinos.
SERVIÇO:
Batuque de sábado à noite
Local: espaço colaborativo realejo
Endereço: Alcindo Cacela, 699
Data:13 e 27 de novembro de 2021
Horário: 19h às 01h
Ingressos: 10 reais