Um Cortejo Cultural indo da Praça da Bandeira até à Praça da Matriz, em Marapanim, vai marcar nesta quinta-feira, 4, a culminância dos trabalhos do Projeto Ciranda das Artes, neste semestre, no município.
Patrocinado pela Lei Rouanet, o projeto Ciranda das Artes é uma iniciativa da Associação Namazônia, e tem o compromisso de promover a arte, cultura e valorização da Amazônia no ambiente educacional.
Das 7h30 às 12h haverá mostra de resultados das oficinas ministradas pelo projeto ao longo do semestre, incluindo Iniciação à Fotografia (Caixa Mágica), oficinas de Desenho, Pintura em aquarela, Biojoias, Dança de Rua e Música. A programação inclui também Contação de Histórias.
A programação começa com a recepção dos alunos com a participação do grupo Clube de Animação e Pernaltas de Belém. Em seguida o cortejo cultural sai da praça da Bandeira em direção à praça da Matriz, com participação especial da banda Harmonia Musical.
Após as saudações da Coordenação do Projeto e das secretarias de Educação e Cultura, haverá apresentação do grupo de percussão com materiais reciclados, fruto da Oficina ministrada pelo instrutor Flávio Gama para alunos da escola Sales Neves.
A programação inclui ainda:
Entrega de Certificados; apresentação do Mestre Neves e seus Tocadores de Banjo.
Grupo de dança regional (escola Francisca Alcântara de Vila Silva), pela instrutora Rizzo Carvalho;
Grupo de Percussão Maracas (espaço Cultura Mestra Francisca Miranda), pela instrutora Mestra Bigica;
Grupo de Dança de Rua (escola Zara Trindade – sede), pelo instrutor Xifu;
Grupo de Tocadores de Banjo de Vila Silva, pelo instrutor Mestre Neves;
Grupo Dança Regional (Escola Francisca Carvalho Conceição de Matapiquara), pelo instrutor Janderson Coelho;
Contação de História com Ester Sá;
Encontro Musical Grupo Sereias do Mar, com a participação de Mestre Neves e seus Tocadores de Banjo e Las Maraqueras;
A programação é uma realização da Namazônia em parceria com a Prefeitura Municipal de Marapanim, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet.