No Pará, o único crime que registrou aumento em 2020 foi o feminicídio, que só no primeiro semestre aumentou 118%. No dia 30 de janeiro ocorreu um duplo feminicídio com indícios de lesbocídio, no bairro do Guamá. No dia 6 de fevereiro, uma ocorrência de violência doméstica resultou no incêndio de 15 casas, na Cremação. Na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, ocorreu mais um feminicídio em Belém, desta vez no distrito de Icoaraci.
A estrutura da violência de gênero é como um iceberg. Sempre conseguimos enxergar a ponta: a violência física e o feminicídio, mas é preciso perceber sua base, sua "raiz": desde o epistemicídio, o apagamento da produção de conhecimento por mulheres nos planos pedagógicos – do ensino básico ao superior –, até a naturalização de diversas violências psicológicas.
A Coordenadoria da Mulher de Belém tem prestado serviços de orientação jurídica e acolhimento psicossocial, e tem por finalidade promover, em âmbito municipal, políticas públicas para mulheres, de forma intersetorial, e considerando os recortes de raça, etnia, geração, identidade de gênero e diversidade sexual.
Eldelene Duarte, 36 anos, foi vítima de feminicídio, em sua casa, no bairro do Tenoné, distrito de Icoaraci, na noite da última sexta-feira. O suspeito de cometer o crime é seu companheiro Josué Duarte, de 20 anos, que ainda não foi localizado.
Nossa solidariedade à família e amigos da vítima, neste momento de dor.
Lívia Noronha
Coordenadora Geral da Coordenadoria da Mulher de Belém
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.