Diante de estudos epidemiológicos acerca da situação da pandemia da covid-19 no Brasil e na capital paraense, a Prefeitura de Belém reitera que o Carnaval de Belém e dos distritos da cidade continua cancelado, como anunciado oficialmente pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em 30 de novembro do ano passado, quando foi também cancelada as festas de réveillon.
A decisão abrangeu os desfiles das escolas, blocos de ruas e demais manifestações culturais de rua. Portanto, "não existe, até o momento, nenhuma programação relacionada ao carnaval na capital", reforça Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
A Fumbel explica, ainda, que as festas particulares realizadas em ambientes internos não são fiscalizadas pela Prefeitura de Belém, sendo esta uma responsabilidade do governo do Estado, por meio da Polícia Militar.
Em relação aos protocolos adotados para a realização de eventos privados, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que segue as orientações estabelecidas pelo decreto do governo do Estado.
O decreto prevê a realização desses eventos com a lotação estabelecida dentro da capacidade dos espaços e com a adoção das medidas protetivas: uso de máscaras e condições para a higienização das mãos. A cobrança do passaporte de vacinação também é exigência.