A Agência Reguladora de Belém (Arbel) autorizou o reposicionamento das tarifas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para o município de Belém com os seguintes valores: revisão tarifária periódica de 41,40%, considerando o período realizado de 2016 a 2019 e projetado para os próximos quatro anos de 2020 a 2023; e Reajuste Anual Tarifário referente aos exercícios de 2020 e 2021 acumulados em 12,58%. Havia dois anos que a tarifa não sofria reajuste.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já havia apresentado à Arbel proposta de reajuste de 92,07%, sob a justificativa de garantir o equilíbrio de suas contas, necessidade de honrar compromissos e recomposição de perda inflacionária.
Porém, em audiência pública realizada no último dia 25, a Agência Municipal definiu o percentual menor, para não afetar de forma drástica as famílias municipais e ainda decidiu pelo reajuste parcelado.
Para garantir aos usuários do serviço o direito de acesso ao abastecimento de água e esgotamento sanitário de forma isonômica, com continuidade, por meio de uma tarifa módica, e também a fim garantir a sustentabilidade dos serviços pelo prestador, a Arbel considera que o reposicionamento da tarifa seja aplicado pela Cosanpa em parcelas semestrais distribuídas de forma decrescente na seguinte ordem: primeira parcela de 20,66%, segunda parcela de 10,00%, terceira parcela de 8,50% e a quarta parcela de 6,93%.
A aplicação do reposicionamento só poderá ser efetivada 30 dias após a publicação da Resolução Normativa nº 002, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 14.468, desta quinta-feira, 28, na página 15.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.