A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informa que possui o laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros em todos os dois projetos de Feira Provisória, que a Secretaria executa no Complexo do Ver-o-Peso: um no Estacionamento do Ver-o-Peso e outro próximo à praça do Relógio.
O laudo foi emitido na tarde desta quarta-feira, 29, validando que o projeto das Feiras Provisórias é construído dentro das normas técnicas de segurança e de acordo com o que o Corpo de Bombeiros condicionou à Secretaria, como tintas antichamas, pisos emborrachados e outros detalhes do projeto que a empresa Multisul, que constrói a Feira Provisória, adaptou.
A vistoria que o Corpo de Bombeiros fez na manhã desta terça-feira, 28, na Feira Provisória do Estacionamento do Ver-o-Peso, constatou a segurança do espaço, já que é construído à luz do que o órgão estadual recomendou.
Audiências - A Secretaria informa, ainda, que realizou 12 audiências públicas no Mercado Municipal Francisco Bolonha, de dezembro a janeiro de 2024, com todos os segmentos de feirantes do Complexo do Ver-o-Peso. A Seurb diz também, que à medida que os feirantes são remanejados, tem adequado o espaço para atender aos pedidos dos setores.
A Feira Provisória oferece aos trabalhadores algo inovador ao que diz respeito à feira provisória, pois é feita de tendas suspensas, para não haver risco de quebrar os pisos e a tubulação passa entre o piso e a pavimentação.
Além disso, está garantida a instalação elétrica, hidráulica e a acessibilidade da população, com rampa e guarda-corpo. Os boxes são em média de 2 metros por 2 ou de 1,5 metro por 1,5, de acordo com o segmento que se está trabalhando.