A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunica que, em conformidade com as novas recomendações do Ministério da Saúde, a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) continuará disponível em todas as Unidades de Saúde até nova deliberação.
A perspectiva é que o Ministério da Saúde inicie, no segundo semestre deste ano, o processo de transição para um novo esquema vacinal, que prevê a suspensão da dose de reforço com a vacina oral, popularmente conhecida como "gotinha". Em vez disso, será adotada exclusivamente a Vacina Inativada (VIP), administrada por via intramuscular.
Tal medida segue as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde competentes, visando garantir a eficácia e a segurança do programa de imunização contra a poliomielite.
Quem deve se vacinar contra a pólio?
Na rotina de vacinação, todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas. Para as que tem menos de 1 ano, devem ser vacinadas com três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. Já as crianças de 1 a 4 anos devem receber dois reforços com Vacina Oral Poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.