Condecoração
Foto: Fernando Nobre/ Ag. Pará
O vice- governador Helenilson Pontes recebeu a Medalha de Ordem do Mérito Militar na manhã desta quinta-feira (17), concedida pelo Comando Militar do Norte (CMN), do Exército Brasileiro. A condecoração foi criada em reconhecimento a personalidades, pelos serviços relevantes e práticas de ações voltadas ao interesse do Exército. Doze personalidades foram condecoradas com a medalha, e mais 16 receberam o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
Helenilson Pontes declarou que, ser condecorado com a mais alta honraria do Exército, em tempos de paz, é uma honra e alegria. "Tenho certeza que esta homenagem é fruto de um trabalho coletivo que está sendo bem feito, e de uma parceria entre o governo do Estado e as Forças Armadas em prol do interesse público na região Amazônica. Fico muito honrado", acrescentou.
Para o general Oswaldo de Jesus Ferreira, comandante Militar do Norte, a Amazônia é um desafio para todos os segmentos sociais, e o Exército faz parte das instituições presentes na Amazônia, que leva o Estado Brasileiro a todos os cantos do território. "Esta distinção concedida pelo Exército é um reconhecimento pelos relevantes serviços oferecidos ao povo brasileiro, para um Brasil melhor", declarou.
A cerimônia foi encerrada com as comemorações pelo Dia do Exército - 19 de Abril -, no quartel do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), na Avenida Almirante Barroso. O Comando Militar do Norte tem jurisdição nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão, e foi criado dentro de um processo de reestruturação do Exército.
Atuação - O comandante explicou que o Exército atua na Amazônia no ano inteiro, na formação do jovem que cumpre o serviço militar obrigatório. A instituição também está presente na construção de estradas e apoio aos órgãos de combate ao desmatamento, em calamidades públicas e "em outras operações de interesse coletivo do povo brasileiro", ressaltou o general.
Entre as demais autoridades condecoradas estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; Ellen Margareth da Rocha Souza, do Tribunal de Contas do Estado, e o diretor de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos do Departamento de Trânsito do Pará, Rubens Lameira Barros.