Educação
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
Nesta segunda-feira (28), mais de mil alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Ulysses Guimarães, localizada na Avenida Governador José Malcher, em Belém, iniciarão o ano letivo em um ambiente totalmente revitalizado. “Desde agosto do ano passado, a escola passa por uma grande reforma, que contempla toda a sua estrutura. Com essas mudanças, podemos afirmar que a escola será referência no ensino público”, afirma a diretora da instituição, Ângela Silva. O governo do Estado investiu na obra R$ 1,4 milhão.
Um diferencial da nova estrutura da escola é o sistema de segurança. Foram instaladas 60 câmeras, que farão o monitoramento de toda a área escolar. Além disso, os alunos terão suas entradas e saídas monitoradas por catracas eletrônicas com biometria (identificação digital). Com a implantação deste sistema, pais e responsáveis receberão as informações sobre a frequência dos filhos em casa, por meio de mensagem enviada pelo celular.
A diretora explica que o sistema de segurança foi implantado após uma reunião entre pais de alunos, diretores da instituição e o Conselho Escolar. “Nós tivemos várias reuniões para definir as principais necessidades dos alunos, dos professores e dos pais. Tudo o que foi colocado na escola teve a participação de todos”, enfatiza Ângela Silva.
Para o presidente do Conselho Escolar, Márcio Calil, a aproximação entre a comunidade, os pais e os professores é fundamental para a melhoria do ensino público. “Para nós, isso é o pacto pela educação. É esta união, o empenho e a dedicação que vêm de todas as partes”, garante ele.
Além da expectativa - A estudante Yasmin Queiroz, 15 anos, que cursa a 7ª série, visitou as instalações da escola dias antes do início do ano letivo, e ficou surpresa com o que viu. “Ficou muito melhor do que eu esperava. A escola está linda. Já estou contando as horas para voltar a estudar, e tenho certeza que meus amigos também irão gostar muito. Eu vou ter orgulho de dizer que estudo aqui”, declara Yasmin.
Pais e responsáveis de alunos da Escola Ulysses Guimarães também estão satisfeitos com a reforma. A dona de casa Nilza Pompeu Moraes, que acompanha as obras desde o início, conta que várias sugestões dadas por ela e por outros pais foram acatadas. “Tanto a Secretaria de Educação (Seduc) quanto os diretores da escola nos atenderam muito bem. Nós tivemos a oportunidade de sugerir, propor ideias. Isto é muito positivo, porque mostra que a nossa opinião é importante para a construção de uma educação de qualidade”, ressalta.
Modernidade - Os alunos terão uma escola com infraestrutura moderna, que conta com laboratórios de informática, laboratórios multifuncionais, biblioteca, espaços de convivência, lanchonete, banheiros, cozinha e refeitório. A parte hidráulica e elétrica da escola foi totalmente refeita, assim como o telhado, resolvendo problemas antigos, como goteiras e infiltrações. As janelas foram trocadas por blindex, assim como a fachada, que ficou mais moderna e bonita.
Nos banheiros foram colocadas bancadas em granito, louças e metais novos. O piso, que antes era de cerâmica, foi trocado pelo piso Korudor, que tem uma vida útil em torno de 30 anos.
“Todo o material utilizado na reforma desta escola tem 100% de qualidade”, reitera Everton de Menezes, engenheiro responsável pela obra, feita pela M&B Engenharia Ltda.
Dados da obra
Início: agosto de 2013
Conclusão: abril de 2014
Valor total: R$ 1,4 milhão
Empresa responsável: M&B Engenharia Ltda.
Origem do recurso: Tesouro Estadual
Secretaria beneficiada: Secretaria de Estado de Educação (Seduc)