Cultura
Comemorado em 23 de abril, dia do nascimento de Pixinguinha, o Dia Nacional do Choro será celebrado nesta sexta-feira (25), no programa Conexão Cultura ao Vivo. Um dos mais tradicionais grupos de chorinho do Pará, Gente de Choro, comandando por Adamor do Bandolim, é a atração do programa, que começa às 11h, com apresentação de Angélica Nunes e transmissão pela Rádio, TV e Portal Cultura.
Criado por Aldemir Ferreira da Silva em 1979, na mesma época da abertura da casa do Choro, tradicional ponto de encontro dos “chorões” de Belém, o grupo Gente de Choro nasceu com a proposta de resgatar e preservar o gênero musical surgido em meados do século 19. A primeira formação reuniu Gersino Pacheco e Adamor Ribeiro (bandolim), Everaldo Pinheiro e Aldemir (violões 6 cordas), Geraldo Maia (violão 7 cordas), Gilson Rodrigues (cavaquinho e bandolim), Mestre Paulo do Pandeiro (pandeiro) e Laureano (flauta), substituído depois por Iury Guedelha.
Em 1983, com a morte de Aldemir, o grupo decidiu encerrar as atividades, passando a reunir-se eventualmente na casa de alguns amigos. Quatro anos depois, Gilson Rodrigues abriu a Casa do Gilson, dando sequência ao trabalho iniciado por Aldemir. Com nova formação, o Gente de Choro voltou à ativa, trazendo Adamor Ribeiro e Gersino Pacheco (bandolins), Geraldo Maia (violão 7 cordas), Gilson (cavaquinho e bandolim), Iury Guedelha (flauta), Emílio Meninéa (pandeiro) e depois Azarias Cardoso (violão 6 cordas).
Além de atuar na preservação do chorinho, realizando pesquisa e difusão da obra de compositores paraenses, o Gente de Choro busca formar novos músicos dedicados ao gênero. Em 1989 foi gravado o disco “Chora Marajó”, de Adamor Ribeiro, e em 1996, uma coletânea de compositores paraenses, seguida por mais um disco de Adamor do Bandolim. O grupo atua ainda como base para trabalhos de samba, como o show “Uma Rosa para Noel”, de Olivar Barreto.
Serviço:
Conexão Cultura ao Vivo com o grupo Gente de Choro, em comemoração ao Dia Nacional do Choro. Nesta sexta-feira, 25, às 11h, com transmissão pela TV, Rádio e Portal Cultura.