Funcionalismo Público
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) realizou na manhã desta quinta-feira, 24, palestra sobre o “Programa 5S” para cerca de 30 servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O objetivo da palestra, oferecida pela Coordenadoria de Qualidade, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (CQGE/DDG), foi reforçar as boas práticas dentro do ambiente de trabalho e ainda informar sobre o plano de descarte de materiais, considerando a mudança de endereço da sede da Fasepa, prevista para o próximo mês de maio.
A titular da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão da Sead, Bernadete Dela Flora, espera que o processo de mudança da Fasepa se consolide além do espaço físico. “Esperamos contribuir nesse processo de mudança que a Fasepa está passando. Mudança não somente de espaço físico, mas também no processo de gestão organizacional com ferramentas de qualidade, experiências vividas e compartilhadas”, enfatizou a diretora da DDG.
A técnica de gestão da DDG, Sílvia Abinader, falou sobre o que consiste o Programa 5S e a importância de sua implantação. “O programa 5S trata da prática gerencial que propicia a reeducação no ambiente de trabalho, organização, disciplina e adoção de atitudes saudáveis. Ele é a base para a implementação de técnicas modernas de gestão, pois busca aprimorar as atividades do dia a dia, mediante a educação, treinamento e manutenção de ações eficazes”, destacou Sílvia Abinader.
Servidora da Fasepa há 30 anos, Lena Nunes acredita que o Programa 5S irá colaborar para o aprimoramento da gestão e das relações de trabalho, respeitando as peculiaridades da socioeducação. “Se tratando da Fasepa a gente pode adaptar. Temos que pensar em cima de nossa realidade, inclusive funcional, e o pensamento que temos de trabalho. É necessário mudar alguns paradigmas, mas não é difícil de fazer”, argumenta a servidora. A Fundação vai criar um Grupo de Trabalho que será responsável pela implantação e monitoramento do programa na instituição e deve incluir representantes da gerência de recursos humanos, do núcleo de gestão de pessoas e assessoria de comunicação, entre outros.
O Programa 5S é originado da primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa ou instituição para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
* Com informações da Ascom/Fasepa