Cultura
Nesta segunda (28) os músicos da Banda Sinfônica de São Paulo, que estão em Belém participando do Música das Américas, seguiram para as cidades do interior do estado para ministrar oficinas musicais para jovens que integram as bandas de música desses municípios. Mais de 80 instrumentistas da BSESP se dividiram em grupos e foram deslocados para uma intensa atividade pedagógica nas cidades de Vigia de Nazaré e São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, e Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. Os músicos retornam na próxima quarta–feira (30) para participar dos concertos previstos dentro da programação do festival.
Ao mesmo tempo, começaram a ser realizadas no auditório Ismael Nery, no Centur, as oficinas musicais, palestras e ensaios com os músicos da capital e com os jovens oriundos de mais de 30 municípios que compõem a Banda Sinfônica do Estado do Pará, que irá se apresentar na próxima sexta-feira (2 de maio), às 20h30, no Theatro da Paz.
A segunda edição do "Música das Américas", evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, teve início neste domingo, 27, no Theatro da Paz. Pela manhã a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, sob a regência do maestro Amílcar Gomes e dos regentes convidados Marcelo Jardim e Laszlo Marosi, fez uma apresentação impecável para o público que enfrentou a manhã chuvosa e foi conferir o talento dos jovens músicos que fazem parte da banda anfitriã do festival.
Antes do concerto, o húngaro Laszlo Marosi falou da fantástica experiência em reger uma banda sinfônica amazônica. “É surpreendente a grandiosidade deste evento e estou muito feliz por saber do alto nível da música feita no Conservatório e que muito contribui para a formação da nova geração de estudantes e de músicos”, observou o maestro, ao ressaltar que é fundamental a preservação da cultura humana para as próximas gerações e, para isso, nada melhor que a música, disse ele. O maestro da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, destacou, ainda, a seleção do repertório apresentado e ficou sob sua regência a música "Abertura e Habanera", de Marvin Camacho, compositor da Costa Rica.
Outro destaque da programação da manhã foi a apresentação da obra Suíte Popular do Norte, do músico paraense Luiz Pardal. A composição, uma mistura do lundu marajoara, Maracaibo de Macapá, mazurka de Bragança e carimbó, foi apresentada pela primeira vez. Composta especialmente para banda sinfônica, a peça teve regência de Amílcar Gomes, regente titular da BSFCG. Pardal, que estava na plateia, foi lembrado pelos maestros convidados e muito aplaudido.
O instrumentista revelou que a composição foi resultado de um curso, oferecido pela FCG, que ele fez com o compositor Hudson Nogueira, do Conservatório de Tatuí. “Foi uma grande honra e fiquei muito feliz com a apresentação”, disse sobre a escolha de uma música dele para o repertório de estreia do festival. As apresentações artísticas prosseguem nesta segunda no Centur, a partir de 17h, com a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal e, às 20h30, com a Banda Sinfônica de Tailândia. Toda a programação é gratuita.
O Festival
O Música das Américas é o maior encontro de bandas de músicas de toda a América Latina. A ideia do pré-evento foi do maestro Marcelo Jardim, diretor artístico do festival, que se encantou com a tradição de bandas de música do Estado. Ele, inclusive, realiza esse trabalho de resgate em um projeto da Funarte desenvolvido em outras cidades do país.
A intenção da Fundação Carlos Gomes com essa primeira parte do evento é valorizar uma das maiores vocações musicais do Estado, que são as bandas de música espalhadas pelo interior. Para isso, o trabalho envolve músicos de 33 municípios e bandas de música de cinco municípios paraenses.
O processo de interiorização desenvolvido pela Fundação teve início há mais de 10 anos, com trabalho de resgate de bandas de música e a criação de novas bandas, através de convênio de cooperação técnica em que é oferecido apoio pedagógico para o resgate de bandas que se perderam ao longo do tempo e a criação de novas escolas de música.
Atualmente, a Fundação Carlos Gomes mantém 20 convênios com diversos municípios, tanto no apoio pedagógico em escolas de música quanto na criação de novas bandas. Para os jovens que estão em Belém para participar do Festival Música das Américas, a FCG cuida da logística de hospedagem, alimentação, traslado e a parte didática também, que inclui os ensaios e oficinas além das atividades complementares e apresentações.
Serviço:
17h - Banda de Música da Guarda Municipal
20h30 - Banda Sinfônica de Tailândia
Local: Centur
Entrada Franca