



Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará
Com mais de 100 anos de história, a Escola Estadual Inglês de Souza, a mais antiga da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, está recebendo, pela primeira vez, uma grande reforma nas instalações físicas. As obras, que deverão ser finalizadas em maio, contemplam a reforma de todo o telhado e das instalações elétricas, a troca dos ventiladores e a revitalização de seis salas de aula, além a pintura geral do prédio. O investimento, superior a R$ 147 mil, é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Segundo a diretora da Escola Inglês de Souza, Fernanda Oliveira, a reforma representa um recomeço para alunos e funcionários, que antes das obras se viam dentro de uma escola “fantasma”. “De tão velha e deteriorada, a gente ‘brincava’, chamando ela assim mesmo, porque a situação era precária. É só imaginar um prédio centenário que nunca passou por reforma. Era bastante difícil para todos, mas essa reforma nos deu um novo gás, além de nos dar mais segurança, porque realmente pensávamos que o telhado fosse cair”, contou a diretora.
Um dia após o início do ano letivo na escola, no final de abril, o aluno Luiz Eduardo Freire, 10 anos, expressou, junto com os colegas do 5º ano, sua impressão sobre a escola reformada. “Está bem melhor, sem todas aquelas goteiras. Os ventiladores também estão funcionando. Dá pra sentir que o clima está melhor dentro da sala. Ontem (primeiro dia de aula), isso foi a primeira coisa que percebi. Alguns dos meus amigos ainda não vieram, mas já estou falando dessas coisas pra eles”, ressaltou.
A reforma, de acordo com a diretora, também motiva a equipe de profissionais. “É até mesmo uma questão de bem estar. Qualquer pessoa em um espaço revitalizado se sente bem melhor e mais motivado para trabalhar”, afirmou.
Segunda etapa - Ela adiantou que outra reforma já vem sendo planejada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com recursos viabilizados pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Para a segunda etapa da revitalização estão previstas a troca das portas e janelas, melhorias no sistema de climatização dos espaços e na quadra, que além de reformada ganhará cobertura, e outros reparos gerais.
Atualmente, informou Fernanda Oliveira, a Escola Inglês de Souza – cujo nome homenageia um dos mais ilustres escritores paraenses, nascido no município de Óbidos - atende cerca de 380 alunos, entre os matriculados no Fundamental 1 e 2 (3º ao 9º ano), nos períodos da manhã e da tarde, e aqueles que cursam o Ensino Supletivo (3ª e 4ª etapas).
Além dos espaços já contemplados pela reforma – salas de aula, área de recreio, cozinha, biblioteca, salas dos professores e de informática -, os banheiros foram adaptados para portadores de deficiências, com rampas de acesso e barras de apoio.
Detalhamento da obra
Início: Outubro de 2013
Previsão de conclusão: Maio de 2014
Andamento: 90% (fase de conclusão)
Valor: R$ 147.513,65
Empresa Responsável: Casa Nova Construtora Ltda.
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
Endereço: Rua Tenente Coronel José do Ó, nº 218, Distrito de Mosqueiro, em Belém.