Saúde

Assessor do Ministério da Saúde aprova atendimento da Santa Casa

O médico obstetra argentino Hugo Sabatino, que é assessor do Ministério da Saúde para assuntos relacionados à Rede Cegonha, esteve em Belém avaliando o atendimento da Santa Casa do Pará. Ele participou de fóruns com servidores, reuniões com a direção da instituição e visitou as instalações da maior maternidade pública do Pará.

Sobre a avaliação do serviço oferecido pela maior maternidade do Pará, o médico se disse impressionado. “Estão de parabéns. O lado humano tem um altíssimo padrão. Do ponto de vista técnico, há um interesse grande em melhorar o que se está fazendo”.

A visita técnica de Hugo foi finalizada na sexta-feira, 16, e um relatório será desenvolvido para análise do Ministério da Saúde. “O Ministério tomará providências no sentido de sugerir, não tem uma atividade impositiva. O Ministério sugere e ajuda em recursos que necessitam para implementar este modelo de humanização”.

O modelo de humanização do parto foi uma das prioridades analisadas por Sabatino. “O Ministério da Saúde está tentando implementar uma série de condutas no momento do nascimento. Como por exemplo, a posição da mulher na hora do parto”, explicou.

O médico se disse satisfeito com a implementação de partos humanizados na Santa Casa. “Não há dúvida alguma disso. O que se precisa para humanizar? Só pintar as paredes? Isso não tem muita repercussão no processo de nascimento. Então, pra poder humanizar, têm que ser cumpridos três pilares: o primeiro é respeitar os processos fisiológicos da gestação, como a posição da mulher na hora do parto; o segundo está conectado à participação multiprofissional, por exemplo, aqui, na maternidade, existem vários profissionais que estão dispostos a atender a mulher; e o terceiro pilar é o componente místico, que é o meio ambiente do nascimento não estranho para a população. E a Santa Casa vem fazendo isso”.

Hugo Sabatino foi professor da Unicamp, em Campinas e atualmente mora em Manaus e faz avaliações constantes de maternidades públicas pelo Brasil.


Tags

santa casa Saúde