Economia
A elaboração de um plano estratégico voltado ao fortalecimento da pecuária de corte em bases sustentáveis é o que produtores e representantes do governo do Estado e do Ministério Público Federal discutem na oficina de planejamento participativo, que começou nesta terça-feira (20), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
As propostas de base produtiva serão encaminhadas ao governo estadual para que as ações sejam implementadas, a fim de tornar rentável a produção de carne no Pará, dentro dos critérios da sustentabilidade. Segundo o presidente da Faepa, Carlos Xavier, a pecuária é a maior atividade econômica do Estado, com a geração de 450 mil empregos diretos.
“Crescer com sustentabilidade exige tecnologia e inovação para reintegrar ao processo produtivo as áreas alteradas e preservar as florestas no Pará”, disse Xavier. Ele propôs também a criação de um cadastro fundiário para a legalização das terras, e enfatizou que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é necessário ao crescimento da pecuária e controle ambiental.
O território paraense possui 124,8 milhões de hectares, dos quais apenas 24% são áreas antropizadas (30 milhões de hectares já alterados) e 76% (94,8 milhões de ha) são florestas preservadas. O plano da pecuária pretende impedir o avanço da atividade para as florestas e aproveitar as áreas alteradas para o replantio. Desde 2008, com o Projeto Preservar, os pecuaristas vêm reduzindo as áreas de pasto e investindo na agricultura, para contribuir com a preservação ambiental.
O secretário de Estado de Agricultura, Andrei Castro, participou da abertura da oficina, e enfatizou que as ações do governo destinadas a incentivar o crescimento do setor têm como parâmetro a sustentabilidade. Os secretários especiais de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, David Leal, e de Proteção Social, Adnan Demachki, também reforçaram que o governo busca o diálogo com os pecuaristas, e que é preciso avançar na modernização do campo.
A oficina de planejamento da pecuária de corte é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), em parceria com o Programa Municípios Verdes (PMV) e a Faepa. O encerramento será nesta quarta-feira (21), com a conclusão das propostas.
Tags
Economia pecuária SEDAP
Relacionadas
-
Articulação
Ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais são discutidas na Sedeme
-
Mudanças climáticas
Pará defende economia com sustentabilidade em Fórum no Rio de Janeiro
-
Segurança
Polícia Militar realiza Operação “Feira do Pescado” na Região Metropolitana
A tradicional Feira do Pescado, realizada em diferentes pontos de Belém e Ananindeua no período da Semana Santa, vai contar, pela primeira vez, com uma ação específica de policiamento ostensivo. A Ope... -
CredCidadão
Estado entrega mais de R$ 260 mil em microcrédito para empreendedoras
-
Negócios
Produção do Pará é destaque na abertura do festival Chocolat São Paulo 2019
-
Em Brasília
Governo do Pará apoia Marcha em Defesa dos Municípios
-
Cacauicultura
Pará será destaque no Chocolat São Paulo 2019
-
Requalificação
Conselho do Funcacau discute mudanças no critério de aprovação de projetos
-
Em Santarém
Sedap cumpre agenda no Governo por Todo o Pará
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) acompanha o governador Helder Barbalho na programação de instalação do programa Governo por Todo o Pará, realizado a partir de... -
Agricultura
Câmara de Comercialização elabora plano de ação para 2019