Emprego

Rotatividade de empregos no Pará é de 3,77% em abril

A rotatividade de empregos no Pará, ou seja, participação da média entre admitidos e desligados no mês de abril em relação ao total do estoque de emprego do mês anterior foi de 3,77%. É o que aponta a síntese sobre o mercado de trabalho paraense em abril de 2014, sistematizada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), a partir de dados Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged).

Ainda de acordo com o documento, essa taxa não apresentou alterações significativas no mês de abril ao longo dos últimos quatro anos. Em abril de 2014, a maior rotatividade foi no setor da construção civil (6,54%). Esse comportamento, de certa forma, já era previsto, pois os empreendimentos ligados ao setor têm prazos e etapas bem definidos, o que de certo modo corrobora para o fluxo de admissões e desligamentos. Associa-se a isso, a conjuntura produtiva que favorece a rotatividade devido às várias obras ativas no Estado.

No que diz respeito à criação de empregos, durante o mês de abril, a composição dos setores de atividade econômica paraense gerou saldo de 3.023 postos, resultado obtido por meio da geração de 32.560 admissões contra 29.537 desligamentos, um incremento de 0,39% em relação ao estoque de emprego no Estado, sendo o maior saldo dos quatro primeiros meses do ano. A construção civil também foi o setor que mais contribuiu para o resultado de abril de 2014, criando 3.112 novos postos de trabalho, aumentando 2,58% no estoque do setor.

Serviço:
A síntese completa com tabelas e painel de indicadores está disponível no site do Idesp (www.idesp.pa.gov.br)

<

Tags

Emprego e renda idesp