Esporte
Foto: Advaldo Nobre/Ascom Seduc
Com o tema “Educação e esporte caminhando pela paz”, a cidade de Santa Isabel do Pará sedia a etapa regional dos LVI Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s), da qual participam atletas dos municípios de Ananindeu, Benevides, Colares, Santa Isabel, Santo Antônio do Tauá, Tomé-Açu e Vigia. A abertura dos Jogos foi realizada no ginásio Manoel Silva, nesta quarta-feira, 28, às 18h, e tem como finalidade promover o esporte educacional nos estabelecimentos de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular do estado do Pará.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e em parceria com a prefeitura local. Os JEP's têm como objetivos proporcionar uma educação integral; desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, fomentar as boas relações entre os professores e alunos, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil, estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível à superação do indivíduo.
Além disso, os jogos contribuem para a formação da personalidade; revelam novos valores no cenário desportivo educacional, selecionam alunos para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, fase nacional, e ampliam a participação em atividades esportivas a todos os estabelecimentos de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular do Pará.
Para o atleta Bruno Chagas, jogador de vôlei do município de Santa Isabel, esse é um momento muito importante. “Estou muito feliz de estar representando a minha cidade e espero que consigamos um excelente resultado, pois estamos treinando muito e queremos chegar na fase estadual”, disse ele.
Mais de 100 municípios participam das etapas regionais dos Jep’s, que acontecem nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Região Metropolitana de Belém, Irituia, Santa Isabel e Xinguara. Na etapa de Santa Isabel participam 226 atletas nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez e basquete, nas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17.
O prefeito de Santa Isabel, Gilberto Pessoa, disse que o município está muito orgulhoso de sediar os jogos. “Já sediamos os Jogos três vezes e a prefeitura sempre apoia esta prática, pois sabe que o esporte é muito importante para a vida dessas crianças e adolescentes”, afirmou ele.
De acordo com Albino Pacheco, coordenador da regional de Santa Isabel, estes jogos trazem muitos benefícios para alunos e atletas. “Estes alunos irão jogar com muito empenho, terão que conquistar uma vaga na fase estadual que será realizada em Belém. Estamos dando oportunidade para que todos os municípios participem e todos os alunos possam ter uma chance”, enfatizou ele.