As escolas da rede estadual de ensino, da capital e interior do estado, realizaram nesta quinta-feira, 29, uma eleição para escolha dos representantes de turma, seguindo os parâmetros do projeto da Assessoria Política da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a prática da gestão democrática, permitindo a participação do aluno no processo pedagógico das instituições de ensino.
O projeto Representante de Turma tem como finalidade orientar os educadores acerca dos aspectos relacionados à liderança em sala de aula; facilitar a relação interpessoal dentro da escola; valorizar a participação dos alunos de forma democrática e significativa; propiciar experiências de grande valor educativo para o desenvolvimento do aluno, e, principalmente, estabelecer parcerias com as famílias.
A técnica da Escola Souza Franco, Pérsida Machado, destaca a importância do representante de turma para o desenvolvimento da escola. “Reunimos com os alunos e falamos sobre a importância do representante de turma dentro da escola, e como isso ajuda na resolução de problemas e nos auxilia no dia a dia das instituições”.
O representante de turma tem como principais atribuições participar das reuniões solicitadas e repassar à turma os assuntos tratados, promover um ambiente fraterno e de união, acompanhar os colegas nas dificuldades apresentadas, estimular e organizar a criação de grupos de estudo, colaborar com os colegas recém-chegados para que se adaptem ao ambiente escolar, buscar a integração com os representantes de outras turmas e ter conhecimento dos limites disciplinares, pedagógicos ou administrativos estabelecidos pela escola dentro da coletividade.
A aluna Deiseane Menezes, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Souza Franco, falou da satisfação por ter sido reeleita. “Eu sei o quanto temos que ser responsáveis e o quanto podemos ajudar no andamento da escola, por isso me candidatei novamente. Temos que ser exemplos, escutar os colegas de classe e sermos porta-vozes da turma”, declarou ela.
Após o período eleitoral, os alunos eleitos serão apresentados à escola, passarão por um período de formação e serão inseridos em um sistema criado em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) da Seduc, que permitirá ao representante de turma se comunicar com os representantes da escola, de outros estabelecimentos de ensino de Belém e com a própria Seduc. Cada estudante fará um login, com e-mail e senha, para ter acesso às informações. Tudo isso com o acompanhamento de um técnico.
A assessora política da Seduc, Mônica Altman, disse que o projeto tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania e participação política nas escolas da Região Metropolitana de Belém. “Vivenciar a prática da democracia e seu exercício, por meio da escolha de um representante de turma, visa desenvolver a participação, iniciativa, representatividade, mobilização, criatividade e outros componentes na prática da gestão democrática”, enfatizou.