Economia

A Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (Seicom) promove nos próximos dias 3 e 4 de junho palestra sobre o Plano Brasil Maior (PBM) – Pronatec, com o coordenador da Secretaria de Inovação, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Andrei José Rodrigues. A Seicom é a principal demandante, no Pará, dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o setor produtivo.
A primeira palestra será ministrada em Marabá, no sudeste do Pará, na terça-feira, 3 de junho às 16 horas, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em Belém, a atividade será no dia seguinte, às 14 horas, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
O Pronatec Brasil Maior é um programa de formação e qualificação profissional do governo federal, cuja principal missão é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo PBM. O mapeamento da demanda por qualificação profissional é feito pelo Ministério do Desenvolvimento junto às empresas e associações representativas do setor produtivo, a exemplo da Seicom, que promove essa articulação no Pará. Em Marabá, a unidade da Seicom é que está à frente deste trabalho.
“É um processo dinâmico e acessível, no qual a Seicom é o caminho do setor produtivo, para tirar as dúvidas e minimizar as dificuldades do sistema sobre como solicitar as vagas. A secretaria atua na intermediação dos diálogos das instituições com as empresas para que elas façam as suas capturas”, diz a coordenadora do Desenvolvimento de Empreendedorismo Criativo da Seicom, Sônia Abreu, acerca da ação de redirecionamento de cursos do Pronatec Brasil Maior, promovido pela Seicom, por meio do PBM.