Esporte
Até este domingo, 1° de junho, o município de Santa Isabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebe uma das etapas regionais da 56ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s/2014), promovidos pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com os municípios que estão sediando as diferentes etapas.
Ao todo, mais de 200 atletas das cidades de Ananindeua, Benevides, Colares, Santa Isabel, Santo Antônio do Tauá, Tomé-Açu e Vigia participaram desta etapa do evento, nas modalidades vôlei, handebol, basquete, futsal, xadrez e tênis de mesa, nas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos.
De acordo com o coordenador de Educação Física de Santa Isabel, Francisco Oliveira, o município já sediou seis edições dos Jep’s, sendo que algumas delas chegaram a reunir mais de 20 cidades diferentes. “Isso, contudo, aconteceu no passado, mas, depois o NEL, acertadamente, decidiu descentralizar cada vez mais e criar novos polos regionais, para facilitar o alojamento e a alimentação dos atletas”, explica.
Para Francisco, os jogos são importantes porque despertam a perspectiva de um futuro esportivo para os estudantes. “O aluno fica naquela expectativa de vencer a etapa regional, depois a estadual, brasileira e, quem sabe, até chegar ao mundial. Temos vários exemplos de atletas que foram dessas competições estudantis para uma carreira profissional, como é o caso da Isabel Brito, que saiu aqui de Santa Isabel e hoje é do circuito profissional de vôlei de areia”, lembra.
É com essa possibilidade que sonham, por exemplo, a aluna da Escola Estadual Marieta Emmi, Denise Amorim, de 16 anos, e o aluno da Escola Estadual Antônio Lemos, Railo Silva, de 17 anos, ambos do município de Santa Isabel. Os dois são estudantes do Ensino Médio e participaram da etapa regional do Jep’s no município, ela, no futsal, e ele, no tênis de mesa.
Denise conta que sempre gostou de futebol e que planeja seguir a carreira profissional, embora saiba que, no Brasil, essa modalidade não é tão apoiada como deveria. “Tenho essa consciência, mas não consigo me ver fazendo outra coisa. Então, vou lutar para conseguir, mesmo que, para isso, tenha que sair do país”, conta.
Já Railo, que também pratica voleibol – além do tênis de mesa – pensa em várias alternativas, todas ligadas ao esporte. “Se eu não conseguir ser um atleta, quero pelo menos tentar ser um técnico. Para isso, quero fazer o curso de Educação Física na universidade”, revela o rapaz, que sabe exatamente o peso do esporte na sua vida: “Se não fosse o esporte, eu não sei o que teria sido de mim. Graças a isso, me tornei também um aluno exemplar”, garante.
O pequenino Rafael Souza, de 14 anos, de Colares, é outro adolescente cujo esporte transformou a vida. Hoje, ele é um dos destaques da equipe de futsal da Escola Estadual Dr. José Malcher, que disputou a etapa regional do Jep’s em Santa Isabel. “Depois que comecei a treinar futebol, me tornei também um aluno melhor, mais disciplinado, menos brigão em casa. Atualmente, além do futsal, também estudo música e vou bem na escola”, orgulha-se.
Ao todo, mais de 100 municípios participam das etapas regionais dos Jep’s, que acontecem nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Região Metropolitana de Belém, Irituia, Santa Isabel e Xinguara.
Tags
Educação Esporte SEDUC
Relacionadas
-
Bolsa Talento
Canoísta paraense conquista ouro em Santa Catarina
-
'Talentos Esportivos'
Seel amplia projeto com inscrições para turmas no Mangueirão
-
Região Norte
Secretários de Educação pedem à União olhar diferenciado para a Amazônia
-
Parceria
Uepa e Susipe fecham cooperação pela reinserção social dos internos
A educação tem um papel fundamental na reinserção de internos do sistema carcerário à sociedade. Pensando nisso, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa)... -
Educação
Visita à Escola Rio Tocantins marca início do Governo por Todo o Pará em Marabá
-
Diálogo
Secretários se reúnem com representantes do Sintepp e Sinduepa
-
Trânsito
Detran orienta a população durante o aniversário do Ver-o-Peso
-
Educação
Seduc inicia debate sobre novo ensino médio
-
Em Santarém
Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar
-
Recuperação
Alunos do IEEP restauram mais de 110 obras de biblioteca