Saúde

Hemopa promove campanha no clima de Copa do Mundo

“O futebol corre em nossas veias. A generosidade também. Doe sangue”. Esse é o tema da campanha de incentivo à doação voluntária de sangue que a Fundação Hemopa desenvolverá para suprir o estoque estratégico do hemocentro e para dar suporte ao Hemocentro do Amazonas, como determinou o Ministério da Saúde. O apoio a Manaus leva em conta o grande fluxo de turistas que a cidade receberá por ser uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo 2014.

No Hemopa, em Belém, a campanha ocorre entre os próximos dias 7 e 14, com a meta de coletar 300 doações diariamente. Atualmente, o hemocentro está com a capacidade de atendimento reduzida em torno de 30%, exatamente o percentual exigido pelo Ministério da Saúde para que os hemocentros elevem a quantidade de doações na rede brasileira, para atender a demanda da Copa do Mundo, numa eventual necessidade de suporte hemoterápico nas doze cidades que serão sede do mundial.

Em Belém, a Gerência de Captação de Doadores do Hemopa elaborou programação comemorativa para receber antigos e novos doadores. A abertura da ação contará com mobilização artística com Jorginho Gomez, Forró do Chefe, Grupo Skema, Sorriso Moleque e Camila Tavares. Durante a ação, haverá distribuição de camisetas, doadas por instituições parceiras, lanche especial e ambiente total decorado com a temática da Copa.

Em Abaetetuba (Henab), nordeste do estado, a campanha será de 9 a 13 deste mês. A mobilização tem a meta de 100 doações. Durante toda a ação, haverá distribuição de camisas, decoração em verde e amarelo, distribuição de bandeiras do Brasil e lance especial com mingau de milho.

Em Capanema, também no nordeste do Estado, a campanha vai de 9 a 20 de junho, com a meta de 100 bolsas coletadas por dia. A ação também vai recrutar novos doadores de medula óssea. Os voluntários serão brindados com camisetas e outros brindes, doados por parcerias. Técnicos repassarão orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dengue e hábitos saudáveis de vida. A mobilização terá o apoio das secretarias municipais de Saúde de Capanema, Bragança e Tracuateua.

A ação estratégica referente à Copa do Mundo 2014 ocorre conjuntamente nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Capanema, Redenção, Tucuruí e Altamira.


Tags

doação de sangue HEMOPA Saúde