Cultura
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
O primeiro dia de programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro está bem variado e tem como destaque os grandes homenageados desta edição: o país árabe Qatar e o escritor amazonense Milton Hatoum. Na manhã deste sábado (31), começou o seminário “Qatar: uma janela para o mundo árabe” que segue ao longo do dia com um ciclo de palestras no auditório Eneida de Moraes. Quem abriu a programação foi o embaixador do país, Mohamed Al Kayki. Entre os temas abordados estão a influência da cultura árabe na cultura brasileira e traduções do árabe para o português.
O artista plástico, poeta e compositor Bené Fonteles, natural de Bragança, no nordeste do Pará, profere a palestra “Um artista como editor e escritor”, às 18 horas, na sala 3. Às 19 horas, o escritor homenageado deste ano, Milton Hatoum, abre o Encontro Literário. Nascido em Manaus (AM) e filho de libaneses, ele é detentor de diversos vários prêmios de literatura e já teve a obra traduzida em doze línguas e publicada em 14 países.
Milton Hatoum já participou de outras edições da Feira Pan-amazônica do Livro. Em 2006, esteve no evento para lançar “Crônica de duas cidades: Belém e Manaus”, pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), publicação fruto de parceria com o filósofo e crítico literário Benedito Nunes. Neste sábado, às 20h30, após o Encontro Literário, o escritor segue para o Ponto do Autor, onde autografará seus livros.
Outro paraense que será homenageado neste sábado é o maestro Waldemar Henrique. A obra dele e do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi se encontram no show de lançamento do CD “Waldemar Caymmi – A travessia das águas”, da cantora Cissa de Luna. A apresentação será no auditório Benedito Nunes e terá a participação do músico Danilo Caymmi, filho de Dorival. O CD tem o selo Amazônia é Brasil, da Secult, em parceria com a Academia Paraense de Música, e foi organizado especialmente para homenagear o centenário do nascimento de Dorival Caymmi.
Meio Ambiente – Outro evento da Feira do Livro neste sábado é “Literatura e Sustentabilidade”, que reúne grandes nomes da literatura ambiental nacional. Participam do debate o jornalista da Rede Globo André Trigueiro; a jornalista de economia e negócios da Rede Globo e do jornal “O Globo” Miriam Leitão; o jornalista americano, colunista de “O Estado de São Paulo” e atual redator chefe da revista National Geographic Brasil, Matthew Shirts; e o consultor ambiental Tasso Azevedo.
“Literatura & Sustentabilidade” é promovido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) em parceria com a Hydro, Grupo MB Capital, Skoll Foundation e Sol Informática, com o apoio da Secult. As presenças para o evento podem ser confirmadas pelo e-mail imazon@imazon.org.br ou na página do Imazon no Facebook. O encontro começa às 15 horas, no auditório Dalcídio Jurandir.
PROGRAMAÇÃO SÁBADO (31)
Auditório Benedito Nunes
11 h – Espetáculo Infantil "O conto que eu vim contar" - In Bust
17h – Espetáculo Infantil "Primavera Árabe” - Cia Circense Fênix
20h30 - Lançamento do CD "Waldemar Caymmi, A travessia das Águas" - Cissa de Luna com participação de Danilo Caymmi
Auditório Eneida de Moraes
15h às 16h - Conferência "A influência da cultura árabe na cultura brasileira" - Assaad Zaidan
16h às 17h – Conferência “As traduções do árabe para o português no Brasil: um roteiro" - Safa Jubran
17h às 18h – Conferência "As mil e uma noites: a arte da narrativa entre os árabes" - Mamed Mustafá Jarouche
Auditório Dalcídio Jurandir
Encontro "Literatura e Sustentabilidade"
15h - Bate-Papo André Trigueiro
16h30 - Bate-Papo Tasso Azevedo e Matthew Shirts
17h30 - Bate-Papo Miriam Leitão
Encontro Literário
19h – Encontro Literário Milton Hatoum (AM)
Ponto do Autor
19h – Miriam Leitão, André Trigueiro e Matthew Shirts
19h30 – Bené Fonteles - RJ
20h30 – Milton Hatoum - AM
Sala Marajó
VI Salão Internacional de Humor da Amazônia
19h – Espetáculo de Teatro Chão de Lobos (sobre a obra de Dalcídio Jurandir) – Waldinei do Carmo de Souza, Willi Bolle e Marinilce Coelho. Participantes: alunos e professores da Escola Estadual Celso Malcher
Espaço Educação – Seduc Sala 1
14h às 15h – Oficina “Alimentação Alternativa” – Andréa Pinto e Cristiane Ferreira
15h30 às 16h30 - Oficina “Alimentação Alternativa” – Andréa Pinto e Cristiane Ferreira
17h às 18h30 - Oficina “Lousa Digital: capacitação e aplicabilidade” – Aderilson Parente e Magna Andrade
19h às 20h30 - Oficina “Manutenção de computadores” – Luís Cláudio Ferreira de Souza
Sala 3
18h às 19h – Palestra “Um artista como editor e escritor” – Bené Fonteles
Sala 04
14h às 18h – Turma I: Curso de formação de promotores da leitura / Público geral – Maurício Leite (DF)
Auditório II Cinema
Mostra de Cinema
16h30 - “A cor das oliveiras” (The color of olives) (México/Palestina, 2006, 97 minutos). Direção: Carolina Rivas
18h30 - “Baba Aziz - o príncipe que contemplava a sua alma” (França/ Alemanha/ Tunísia/ Reino Unido, 2006, 96 minutos). Direção: Nacer Khemir
Espaço Infantil
15h - Contação de história: "O conto que te conto - As mil e uma noites" - Vandiléia Foro
16h - Curtas do Festival Decididamente Animados: “Até os patos vão para o paraíso” (França, 2007, 9 minutos) / “Borboleta” (França, 2005, 3 minutos)/ “Entre duas migalhas” (França, 2005, 5 minutos)
17h - Espetáculo de Teatro "Maninho cadê as árvores" - Trupe de Bubuia
18h - Contação de história: "As mil e uma noites com Sherazade e Aladim" - Cleber Cajun e Camila Góes
19h - Espetáculo de Teatro "Mocambo" - Grupo Pião Rodado
<