Produção

Emater promove a Exposição de Flores e Plantas Ornamentais de Benevides

Sete mil pessoas devem passar pela Exposição de Flores Tropicais e Plantas Ornamentais de Benevides (Expofloben), promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) até domingo, 1º de junho. O evento é uma parceria com a Associação dos Floricultores de Benevides (Aflorben), prefeitura e Câmara Municipal.

Flores, rizomas, envasados, folhagens, cachepôs fabricados em madeira reciclada, além de peças artesanais, estão em exposição na Praça da Alimentação de Benevides, na Avenida Joaquim Pereira de Queiróz. O horário de visitação é das 9h às 18h e a entrada é franca. Para o técnico de segurança do trabalho e morador de Benevides Willemon Miranda, a exposição está muito boa e ajuda a divulgar a cultura da região e ainda a valorização do meio ambiente. “Vim com a minha família e estamos levando a flor Chuva de Prata e ainda recebemos orientação de como cuidar, com adubação correta, para a manutenção”, disse.

Para a artesã e comerciante do município marajoara de Soure Dette Freitas, a exposição é uma oportunidade de ver a beleza das flores e plantas que deixam qualquer ambiente mais acolhedor. “Estou levando daqui angélicas e helicônias, que irão decorar meu restaurante em Soure”, contou.

Segundo a engenheira agrônoma da Emater Soraia Araujo, da coordenação da Expoflorben, neste segundo dia já foram comercializados cerca de 30% da produção exposta. “Nossa expectativa é ultrapassar os quase R$ 10 mil em vendas diretas obtidos na edição passada, mas o objetivo é possibilitar novos negócios para o segmento”, afirma.

Benevides responde pela maior produção de flores tropicais do Pará. Segundo a Emater, são mais de 30 produtores que cultivam desde tropicais até plantas para paisagismo. A produção do município gira em torno de 300 mil hastes de flores tropicais de corte, 280 mil unidades de plantas envasadas e 100 mil unidades de flores temperadas (sorriso de Maria, angélica e celósia).


Tags

Economia emater