Trabalho

Pará recebe palestra sobre Plano Brasil Maior

A Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração do Pará (Seicom-PA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizará nesta terça-feira, 3, e quarta, 4 de junho, um programa de palestras voltado para empresários sobre o Plano Brasil Maior (PBM). O objetivo é esclarecer o setor produtivo acerca do processo de captação para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece vagas para qualificação dos funcionários de fábricas e indústrias em vários setores.

A ideia é que o programa possa melhorar e aumentar a produtividade da indústria paraense, com a qualificação de seus trabalhadores. Por meio desse convênio técnico, a Seicom atua junto ao empresariado captando as demandas de formação para seus funcionários e monta turmas que serão qualificadas pelo Pronatec, programa do Ministério da Educação.

“É um processo dinâmico e acessível, no qual a Seicom é o caminho do setor produtivo para tirar as dúvidas e minimizar as dificuldades de entendimento a respeito do sistema”, explica Sonia Abreu, coordenadora técnica do convênio pelo Governo do Pará. Os procedimentos exigem identificar, solicitar e ordenar as vagas para o Ministério solicitar as demandas ao MEC, contratar professores e organizar os cursos.

Até o final do semestre, a expectativa é que mais de 2 mil vagas sejam demandadas em cerca de 200 cursos. O programa vai atender os municípios de Ananindeua, Barcarena, Belém e Bragança. Além dos grandes empreendimentos, projetos de formalização econômica, como ocorre em Bragança, na Casa do Empreendedor, devem atender a demandas de microempreendedores individuais. A Seicom realiza a captura de demandas de vagas e cursos até esta segunda-feira, dia 2, por meio do sistema da Fiepa e associações comerciais dos municípios.

O ciclo de palestras contará com a presença do coordenador da Secretaria de Inovação, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Andrei José Rodrigues. A primeira palestra vai ocorrer no município de Marabá, no dia 3 de junho, às 16h, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e em Belém na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), dia 4 de junho, às 14h, para o público da Região Metropolitana de Belém (RMB).

O Pronatec Brasil Maior é um programa de formação e qualificação profissional do Governo Federal, cuja principal missão é a solução da falta de qualificação de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo PBM. O mapeamento da demanda por qualificação profissional é realizado pelo MDIC junto às empresas e associações representativas do setor produtivo, a exemplo da Seicom, que promove essa articulação no Pará. No município de Marabá, a unidade da Seicom está à frente deste trabalho.

Serviço:
Reunião em Marabá: 03/06/2014 – 16h
Reunião em Belém: 04/06/2014 – 14h
Local:  Senai Marabá e Fiepa em Belém

Endereços:
Em Marabá - Qd Especial Fl 31 - Nova Marabá
Em Belém - Av. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré - 66053-240- Belém/PA
Contatos: (91) 3110-2555


Tags

Emprego e renda seicom