Cultura

A arte em miriti nas oficinas da Fundação Curro Velho

A oficina de brinquedos de miriti ministrada pelo artista João Gomes está com inscrições abertas até o dia 9 de junho, na sede da Fundação Curro Velho. Além desta oficina são mais de 80 opções de atividades nas áreas de artes cênicas, musicais, visuais e verbal.

João Gomes é artesão e arte-educador, tem 52 anos e começou a produzir trabalhos manuais aos 15 anos, na época das festas juninas, quando produzia figurinos e adereços e, há três anos, vem desenvolvendo trabalhos com miriti e repassando esse conhecimento. “Existem muitos artesãos, porém eles estão ocupados e não podem ensinar o que sabem, por isso pensei em oferecer esta oficina, para divulgar esta arte que vem sendo tão esquecida”, relata o artesão.

Na oficina os alunos terão a oportunidade de desenvolver pequenas esculturas de miriti, como flores, barquinhos, casas e muito mais, conhecer um pouco da história do miriti, arte que vem sendo desenvolvida há muito tempo no município de Abaetetuba, além de aprender sua origem, suas propriedades e as melhores formas de utilizar este produto em seus trabalhos artísticos.

Segundo o instrutor, a arte e ofício de produção de objetos em miriti é algo que oferece bastante lucro não apenas em épocas específicas, mas o ano inteiro. “Tem muitos alunos da Fundação Curro Velho que vêm desenvolvendo ótimos trabalhos com miriti e lucrando com isso. O miriti pode ser desenvolvido o ano inteiro, não apenas no Círio ou época junina”, pontua.

As oficinas do terceiro módulo da Fundação Curro Velho estão com inscrições abertas e vão até o dia 6 de junho. Para inscrever-se basta comparecer à sede da Fundação Curro Velho com comprovante de residência, documento de identificação e declaração escolar, caso seja aluno da rede pública de ensino, que é isento da taxa de inscrição. Os demais pagam uma taxa de inscrição de 20 reais. Mais informações: 3184-9100.

<

Tags

cultura curro velho