Pará em Obras
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Sete meses após retornarem ao prédio onde tudo começou, alunos e professores da Escola Deuzuita Queiroz, em Redenção, no sul do Pará, cuidam com esmero da “nova casa”, entregue inteiramente reformada em novembro do ano passado pelo governo do Estado, ao custo de R$ 1,7 milhão. A unidade, que anteriormente carregava um apelido incomum – “curral” –, devido às instalações de madeira, hoje em dia é motivo de orgulho para os cerca de 1,4 mil alunos matriculados. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
“Lutamos por uma escola de qualidade, e hoje a nossa escola está muito longe do que era anteriormente, sem portas e janelas, com o telhado quase caindo e o sol batendo na cara dos alunos durante as aulas. Agora eu diria que ela está praticamente perfeita, do jeito que a gente sonhou lá atrás, com os próprios alunos cuidando da escola. Aqui, se alguém riscar uma carteira, uma parede, ou jogar um papel no chão, os próprios colegas reclamam, porque é notório que todos querem usufruir da melhor forma possível desses nossos espaços”, afirma o diretor, Josué Nunes.
Para oferecer condições efetivas para um ensino de qualidade, a maior parte da escola foi reconstruída. As únicas estruturas mantidas foram os dois blocos com 13 salas de aula, que passaram por uma reforma geral, incluindo a troca de piso, telhado e forro, e das instalações elétricas; e a quadra de esportes, que recebeu cobertura. Os demais espaços da escola foram pavimentados e totalmente reconstruídos, entre eles a antiga cozinha, que estava sem condições de uso e precisou ser demolida para dar lugar a uma nova, totalmente equipada.
O bloco administrativo e a sala dos professores, que também foram modificados, agora dispõem de banheiros exclusivos. A área do recreio ganhou nova cobertura e espaço amplo para os alunos. Além disso, a escola ainda recebeu um pavimento superior, para abrigar novos espaços, como a biblioteca, a sala de vídeo e os laboratórios de informática e multidisciplinar. Além de equipados e climatizados, todos os espaços têm acessibilidade para portadores de necessidades especiais, incluindo rampas de acesso e banheiros adaptados.
Devido ao período em que a escola precisou ser transferida, para a execução das obras, a maioria dos alunos passou do prédio alugado diretamente para a nova “Deuzita Queiroz”. Apesar disso, todos têm em mente os comentários que eram feitos em relação à escola. “É de conhecimento de todos que a situação era de precariedade, com a chuva caindo mesmo nos alunos. Por isso, me sinto muito privilegiada de já ter pegado a escola com essa estrutura”, diz Beatriz Ferreira de Oliveira, 14 anos, que cursa o primeiro ano.
Bruno Possato, 16, que ingressou na escola durante as obras, acredita que o ensino está reforçado. “O aprendizado está melhor, principalmente para quem está no terceiro o ano, com eu. A matéria está bem reforçada para quem vai prestar o vestibular, e estamos conseguindo usufruir de todos os espaços. Para quem gosta dos jogos, agora também temos um espaço adequado para treinar, porque a nossa quadra está muito boa”, afirma Bruno, que estuda há três anos na escola.
Detalhamento da obra:
Reforma geral da Escola Deuzuita Queiroz em Redenção
Início: Setembro de 2012
Conclusão: Novembro de 2013
Andamento: 100% (entregue)
Valor: R$ 1.700.065,46
Empresa responsável: C. O. S. Construções Ltda.
Responsável: Secretaria de Estado de Educação (Seduc)