Turismo
O elo cultural entre o Pará e Portugal tem atraído muitos turistas portugueses a Belém e levado muitos belemenses até Lisboa, caminho que, a partir desta terça-feira (3), será definitivamente consolidado, com a chegada, às 17h45, do voo direto Belém-Lisboa, que a empresa aérea TAP Portugal inaugura, com 268 passageiros a bordo.
O primeiro voo traz a bordo, além dos passageiros comerciais, uma comitiva composta por membros da própria TAP, entre eles o presidente executivo, Fernando Pinto, e o diretor de Comunicação da companhia, Antônio Monteiro. Também acompanha a comitiva de Lisboa até Belém o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes.
“Este voo representa uma conquista de todos nós paraenses, do trade turístico do Pará e também do Brasil, e resulta de um esforço conjunto do governo do Estado com a iniciativa privada. Foi necessário, antes de tudo, assegurar à TAP o interesse do Pará em receber este voo e dar garantias de que era economicamente viável à empresa, que ao concretizar este sonho do setor turístico também tem grandes expectativas de retorno”, diz Adenauer Góes, que partiu de Lisboa com a comitiva na manhã desta terça-feira.
Para o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, o turismo paraense ganha com a chegada do voo direto Belém-Lisboa, uma nova rota de fluxo com a Europa. “Portugal, França, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda e outros países em que a Paratur já vinha fazendo ações promocionais, participando de feiras de turismo, ministrando palestras e apoiando ações expositivas do turismo do Pará agora estão mais próximos, e com certeza se tornam agora fortes emissores de turistas à região”, diz.
Em 2012, os principais emissores de turistas internacionais ao Brasil, segundo o Ministério do Turismo, foram Argentina (1.671.604), Estados Unidos (586.463), Alemanha (258.437), Uruguai (253.864), Chile (250.586), Paraguai (246.401), Itália (230.114), França (218.626), Espanha (180.406), Portugal (168.649), Inglaterra (155.548), Bolívia (112.639) e Colômbia (100.324).
“Observamos, com esses dados, que a Europa foi responsável pela vinda ao Brasil de mais de 1,2 milhão de turistas, dos quais muitos visitaram o Pará. Com o voo direto, esse número de europeus que vai escolher o Pará como destino prioritário na Amazônia e no Brasil será ainda maior”, estima Marcelo Mendes, ao adiantar que as ações promocionais da Paratur vão ser intensificadas na Europa, assim como nos Estados Unidos, que também já tem uma rota semanal direta de voo entre Belém e Miami, pela TAM.
A Paratur vai apresentar à comitiva da TAP, nos seis dias que permanecer em Belém, os principais atrativos turísticos da cidade. O roteiro preparado pela equipe de marketing inclui visitação ao Complexo Ver-o-Peso, Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, museus, Polo Joalheiro, Theatro da Paz, Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi, entre outros.
Os executivos da empresa vão ser apresentados também ao cardápio produzido pelos melhores chefs de cozinha do Pará, entre os quais Fábio Sicília, do restaurante Famiglia Sicília, Daniela Martins, do Lá em Casa, e Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, que assina o cardápio do voo da TAP entre Belém e Lisboa. Os dirigentes da empresa, que deixam Belém na noite do próximo dia 6, também farão um passeio de barco, com direito a almoço típico em ilha próxima a Belém.
<Tags
paratur Turismo
Relacionadas
-
Mercado europeu
Gastronomia paraense é a estrela da 1ª Mostra Pará-Amazônia em Lisboa
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Prazo
Municípios têm até 30 de junho para aderir ao Mapa do Turismo Brasileiro
-
Parque Zoobotânico
Governo quer o Museu Paraense Emílio Goeldi na rota turística do Estado
-
Fornatur
Pará participa de debate sobre avanços para o turismo no Brasil
-
Desenvolvimento urbano
Governo cede terreno para construção de complexo turístico e de negócios em Marituba
-
Desenvolvimento
Secretário defende na Alepa o turismo com impacto na economia
-
Gestão
Municípios recebem oficinas do Programa de Regionalização do Turismo
-
Santarém
Governo participa de lançamento do projeto Investe Turismo
-
Feiras internacionais
Estado fortalece economia do turismo na Europa