Justiça

Presidentes dos Tribunais de Justiça são recebidos em jantar no Polo Joalheiro

Na noite de sexta-feira (6), os presidentes dos tribunais de Justiça de todo o Brasil participaram de um jantar oferecido pelo governo do Estado e Tribunal de Justiça do Estado (TJE), no Polo Joalheiro. A ocasião marcou as boas-vindas do Estado ao 99º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorre até sábado (7), em Belém.

O Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça tem sido recebido com entusiasmo em diversos setores, pois trará debates sobre as necessidades atuais do atendimento em primeiro grau – aquele feito diretamente à população – e novas formas de melhorar a velocidade de avaliação dos processos, como é o caso da implantação do Processo Jurídico Eletrônico, que ajudará principalmente regiões que têm longas distâncias entre comarcas. Além disso, será debatida também a necessidade de contratar novos juízes e servidores para atender a grande demanda diária dos tribunais de Justiça do país.

O governador Simão Jatene esteve no jantar o recepcionou os juízes, desembargadores e presidentes de tribunais que chegaram ao Estado. “É uma grande satisfação recebê-los. Estes são tempos em que devemos reunir esta federação, que tem desafios enormes pela frente. Talvez o maior deles seja usar parte das nossas dificuldades para reduzir as nossas desigualdades. Sou daqueles que nasci e me criei aqui, nessa Amazônia que tem sido muito fértil na produção de mitos. Mitos que têm povoado o imaginário de gerações e gerações, que já nos levaram a sermos tratados como ‘inferno verde’ a ‘celeiro do mundo’. Transitamos para ‘almoxarifado’ e também para ‘santuário’”, disse o governador.

“Agradeço pela escolha do Pará para ser sede deste evento, particularmente nestes tempos, que lamentavelmente, a cada dia, nos surpreendemos negativamente. Chegamos a nos assustar ao ponto em que acontece a queda de correspondência entre direitos e deveres deste país, pressuposto fundamental para qualquer pacto social. Pressuposto fundamental para convivência coletiva. Esta reunião de desembargadores, de presidentes de Tribunais de Justiça deste país é sem dúvida algo que nos honra e nos engrandece”, afirmou Simão Jatene.

Estiveram presentes no jantar também a presidente do TJE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Milton Nobre, e demais presidentes dos tribunais de Justiça da federação. “Desejo que a presença aqui no Estado seja agradável, e lhes diria que, certamente, posso falar em nome do povo paraense: nos sentimos extremamente honrados com a presença de todos aqui”, encerrou o governador.


Tags

justiça