Justiça
Na noite de sexta-feira (6), os presidentes dos tribunais de Justiça de todo o Brasil participaram de um jantar oferecido pelo governo do Estado e Tribunal de Justiça do Estado (TJE), no Polo Joalheiro. A ocasião marcou as boas-vindas do Estado ao 99º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorre até sábado (7), em Belém.
O Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça tem sido recebido com entusiasmo em diversos setores, pois trará debates sobre as necessidades atuais do atendimento em primeiro grau – aquele feito diretamente à população – e novas formas de melhorar a velocidade de avaliação dos processos, como é o caso da implantação do Processo Jurídico Eletrônico, que ajudará principalmente regiões que têm longas distâncias entre comarcas. Além disso, será debatida também a necessidade de contratar novos juízes e servidores para atender a grande demanda diária dos tribunais de Justiça do país.
O governador Simão Jatene esteve no jantar o recepcionou os juízes, desembargadores e presidentes de tribunais que chegaram ao Estado. “É uma grande satisfação recebê-los. Estes são tempos em que devemos reunir esta federação, que tem desafios enormes pela frente. Talvez o maior deles seja usar parte das nossas dificuldades para reduzir as nossas desigualdades. Sou daqueles que nasci e me criei aqui, nessa Amazônia que tem sido muito fértil na produção de mitos. Mitos que têm povoado o imaginário de gerações e gerações, que já nos levaram a sermos tratados como ‘inferno verde’ a ‘celeiro do mundo’. Transitamos para ‘almoxarifado’ e também para ‘santuário’”, disse o governador.
“Agradeço pela escolha do Pará para ser sede deste evento, particularmente nestes tempos, que lamentavelmente, a cada dia, nos surpreendemos negativamente. Chegamos a nos assustar ao ponto em que acontece a queda de correspondência entre direitos e deveres deste país, pressuposto fundamental para qualquer pacto social. Pressuposto fundamental para convivência coletiva. Esta reunião de desembargadores, de presidentes de Tribunais de Justiça deste país é sem dúvida algo que nos honra e nos engrandece”, afirmou Simão Jatene.
Estiveram presentes no jantar também a presidente do TJE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Milton Nobre, e demais presidentes dos tribunais de Justiça da federação. “Desejo que a presença aqui no Estado seja agradável, e lhes diria que, certamente, posso falar em nome do povo paraense: nos sentimos extremamente honrados com a presença de todos aqui”, encerrou o governador.
Tags
justiça
Relacionadas
-
Roda de conversa
Polícia Civil debate ações de combate ao abuso e à exploração sexual
-
Centro de Recuperação
Susipe e Ministério Público discutem medidas para coibir violência em Redenção
Representantes do Ministério Público de Redenção, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Vara de Execução Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Polícia Militar e da diretoria do Pre... -
Transferência
Acusado de provocar a morte de humorista já está preso em Belém
-
Queda da ponte
Justiça também manda prender empresário responsável pela balsa
-
Ressocialização
Susipe relança na Praça da República o Projeto Conquistando a Liberdade
-
Em Belém
Polícia Civil do Pará recaptura traficante internacional de drogas
-
Tecnologia
Susipe inicia testes para vídeo-audiências no Complexo de Santa Izabel
-
Benefício
Justiça antecipa saída temporária de presos para a Semana Santa
-
Regional do Tapajós
AGE conclui que Hospital ainda precisa de adequações
-
Operação Dionísio
Polícia Civil cumpre mandados e prende 25 pessoas em Baião e Soure