Cultura
No último dia XXVII Festival Internacional de Música do Pará, a despedida do evento foi marcada pela apresentação da primeira Orquestra Jovem do Festival, durante o domingo (8) de manhã, que contou com o solo de violino de Maressa Portilho e a regência de Daniel Guedes. Durante a noite, o público pôde prestigiar mais uma vez a Orquestra Sinfônica do Festival, regida pelo holandês Jacob Slagter, que executou a obra “Le Valse” de Maurice Ravel (1875-1937).
A noite também reservou espaço para a apresentação do pianista Paulo José Campos de Melo, Superintendente da Fundação Carlos Gomes. “No domingo de manhã nós tivemos a apresentação da Orquestra Jovem pela primeira vez em 27 anos, resultado das oficinas dos músicos convidados e eu acredito que finalmente nós estamos colocando em prática, de fato, aquilo que a gente prega desde o início, que este Festival tem como meta a formação de músicos, o aprimoramento dos nossos alunos e professores. A Orquestra Jovem mostrou que a meta está sendo cumprida. Foi um concerto muito bonito e que a gente pretende manter nos próximos Festivais, a exemplo do ‘Música das Américas’, quando foi formada a Banda Sinfônica do Estado do Pará, assim pretendemos fazer também com a Orquestra Sinfônica Jovem do Festival. É um trabalho extraordinário que tem como diretor artístico Marcelo Jardim”, explica o superintendente.
Paulo José destaca, ainda, a qualidade dos diversos grupos musicais que compuseram a Orquestra do Festival e a rara oportunidade de ver todos estes músicos reunidos no palco. “Além dos músicos internacionais, os maiores grupos de câmara do Brasil estão tocando na orquestra. Eles nunca se apresentam em Orquestras Sinfônicas. Eles abriram uma exceção exclusivamente para o Festival de Música do Pará. Inclusive para a Orquestra Jovem também. Então, é uma honra muito grande, um momento ímpar”, finaliza.
Tags
carlos gomes cultura
Relacionadas
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Remição de pena
'Leitura que Liberta' completa um ano no Centro de Recuperação do Coqueiro
-
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Coliseu das Artes
Espaço São José Liberto recebe projeto de dança de salão
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa... -
'Reinsere'
Campanha de arrecadação de livros incentiva a educação no cárcere
-
Cultura
Exposição sobre Saramago segue em cartaz até o dia 17 de fevereiro, em Belém