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Investimento em tecnologia marca os 123 anos do Diário Oficial do Estado

Nesta quarta-feira, 11, o Diário Oficial do Estado do Pará completa 123 anos de existência com uma trajetória inovadora, com ênfase na tecnologia como ferramenta para tornar mais acessíveis as notícias sobre os atos governamentais. Além de ter sido o primeiro do Brasil a dispor de edição completa na web, a partir dos anos 1990, agora o Diário já pode ser acessado via dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Para comemorar a data, a Imprensa Oficial preparou uma edição encapada em policromia, com informações diferentes do que o leitor está acostumado a ver todos os dias. A edição também relança a coluna “A História no Diário Oficial”, que por longos anos foi editada e escrita pelo jornalista Ribamar Castro, falecido em fevereiro deste ano. Agora, sob a responsabilidade do jornalista Nélio Palheta, a coluna deverá ter periodicidade quinzenal, com exceções para algumas datas ou fatos históricos. É o caso da edição que será publicada, também, no dia 12 de junho e que fará referência a uma portaria relativa à Copa Mundial de 1970.

“A última coluna produzida por Ribamar Castro saiu na edição de 2 de maio deste ano. Ao retornarmos com a publicação, retrocedemos alguns meses no governo do coronel Alacid da Silva Nunes – tema que ele vinha trabalhando - para relatar a edição de aniversário do Diário Oficial no ano de 1967”, esclareceu a diretora de Documentação da IOE, Carmen Palheta. Na mesma edição consta, também, matéria sobre a participação da autarquia na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro e uma página sobre a importância de Ribamar Castro como pesquisador do Diário.

Tecnologia – Desde dezembro do ano passado, o Diário Oficial do Estado pode ser acessado por meio de dispositivos móveis, como celulares, iPad, smartphones e tablets. Com isso, o usuário poderá não apenas ler as notícias publicadas no DOE, como também enviar, por email, páginas de seu interesse, destacar matérias e fazer pesquisas.

Para popularizar o aplicativo, começa a ser veiculada, a partir desta quarta-feira, uma campanha publicitária nos principais jornais da cidade, que terá desdobramento para outras mídias como busdoor, mídia virtual e anúncios de TV, entre outros.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Cláudio Rocha, em breve, o Diário Oficial dará mais um passo importante nessa trajetória de sucesso: o matutino não sairá mais em papel, “o que mostra nosso compromisso com o usuário e com a sustentabilidade”, destacou.


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