Abastecimento
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
O abacaxi está mais barato, de acordo com a análise realizada pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-Pa). A pesquisa, realizada nos primeiros meses do ano, apontou tendência de queda de 14% ainda no final do mês de maio. A estimativa é que, a partir deste mês, o abacaxi apresente redução de preço ainda maior, quando a fruta começa a alcançar o período de safra, que deverá se estender até o final do ano.
Considerada uma das frutas mais apreciadas pela população, o abacaxi é um dos itens líderes de produção no estado, tendo como maior contribuinte o município de Salvaterra, seguido por Igarapé-Açu, ambos com milhões de quilos produzidos anualmente. “Este período permitirá que a fruta chegue aos consumidores a um preço inferior aos praticados nos últimos meses, quando era comercializado no período de entressafra, o que refletirá diretamente no varejo”, destacou o diretor técnico da Ceasa, Rosivaldo Batista.
Atualmente o município de Floresta do Araguaia é o principal produtor do abacaxi no Brasil, responsável por abastecer vários estados brasileiros e exportar para diversos países.