Mobilidade
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O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) inicia nesta sexta-feira (13), a partir das 21 horas, o processo de montagem final da passarela de pedestres da Avenida Júlio César, que será colocada nas imediações de onde hoje funciona um semáforo, próximo à descida do elevado Gunnar Vingren, ligando a via com a Avenida Centenário.
A readequação da passarela – que melhora a mobilidade e proporciona mais segurança aos pedestres na travessia – faz parte do projeto do NGTM de adequações para aprimorar a capacidade do tráfego nas avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral. Na sexta-feira e sábado (14) serão montados os três módulos que compõem a estrutura de travessia aérea, a partir das 21 horas. Para isso, será interditada somente uma faixa de cada sentido da pista, interrompendo apenas parcialmente a via.
No domingo (15), a partir das 22 horas, o tráfego na Júlio César será interrompido nos dois sentidos por três horas, tempo previsto para durar o trabalho. Nesse caso, a alternativa de trânsito no sentido Almirante/ Aeroporto será pela Pedro Álvares Cabral/ Rua Rodolfo Chermont/ Marginal do Canal Água Cristal e Júlio Cesar, e no sentido Aeroporto/ Almirante pela marginal do Canal São Joaquim e Rua Alferes Costa.
O diretor geral do NGTM, César Meira, explica que foi necessário deslocar a passarela, que era localizada em frente ao Corpo de Bombeiros. “A realocação da passarela da Júlio César foi necessária porque, no posicionamento anterior, a demanda de travessia de pedestre era inexpressiva. Entre os problemas apresentados estava a distância do ponto de maior necessidade de travessia da população. O posicionamento inadequado ocupava parte da pista que deveria ser usada pelos ciclistas. Assim, o projeto de readequação solucionou essas e outras intervenções da avenida e ainda aumentou a capacidade de tráfego de veículos, ciclistas e pedestres”, detalha.
Projeto – A adequação das avenidas, que faz parte da Agenda Mínima do Governo, recebe R$ 7,4 milhões em investimentos. A reimplantação da passarela era a última etapa que faltava para a conclusão do projeto, que trouxe uma série benefícios para a população, como: implantação de uma ciclovia na ponte sobre o Canal São Joaquim, área anteriormente destinada à circulação de pedestres; e a implantação de passeios sobre bandejas em estrutura metálica para circulação de pedestres em ambos os lados da ponte.
Também são melhorias advindas da obra a recuperação, alargamento, recapeamento asfáltico, recuperação e adequação da drenagem na Júlio César (em 900 metros de extensão) e Pedro Álvares Cabral (em 260 metros de extensão); adequação de ciclovia e passeio na ponte existente sobre o Canal São Joaquim, com análise da capacidade estrutural e elaboração de projeto de requalificação da ponte de concreto armado; e adequação de sinalização horizontal e vertical nos trechos da Júlio César e Pedro Álvares Cabral, entre outros.
Intervenções:
- Eliminação do canteiro central para acréscimo de uma faixa de rolamento por sentido, no trecho da Avenida Júlio César, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Centenário;
- Implantação de barreira de concreto tipo “New Jersey”, com grade, como elemento separador de tráfego e direcionador do fluxo para a travessia de pedestres na passarela, neste trecho da Júlio César;
- Adequação de geometria no trecho da Pedro Álvares Cabral;
- Adequação de ciclovia e passeio na ponte existente sobre o Canal São Joaquim, com análise da capacidade estrutural e elaboração de projeto de requalificação da ponte de concreto armado;
- Recuperação, alargamento, recapeamento asfáltico, recuperação e adequação da drenagem na Júlio César (em 900 metros de extensão) e Pedro Álvares Cabral (em 260 metros de extensão);
- Adequação de sinalização horizontal e vertical nos trechos da Júlio César e Pedro Álvares Cabral;
- Adequação da iluminação pública, nos trechos da Júlio César;
- Solução para frequentes colisões de veículos com a ciclovia;
- Definição de novo layout e estudos da capacidade estrutural da ponte sobre o canal São Joaquim. Adequações com nova disposição da ciclovia.
- Reposicionamento da passarela de pedestre da Júlio Cesar, readequada.
Vias Alternativas definidas junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob):
Para acesso e saída do Aeroporto:
1) Trajeto a partir da Almirante Barroso e Entroncamento com destino ao Aeroporto Internacional de Belém: desvio pela Rua Rodolfo Chermont e marginal esquerda do Canal Água Cristal;
2) Trajeto do Aeroporto com destino à Avenida Almirante Barroso: desvio pela marginal esquerda do Canal São Joaquim e Rua Alferes Costa;
3) A Rodovia Arthur Bernardes e as avenidas Almirante Barroso e Pedro Álvares Cabral devem ser usadas como vias alternativas preferenciais para deslocamento, durante os dias de operação, nos horários indicados.
Órgãos envolvidos:
Detran e Semob: Apoio no desvio de trânsito;
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros: Apoio de segurança pública nas vias alternativas
Seurb: Melhoria na iluminação pública e mobiliário urbano;
Semma: Complementação de paisagismo.