Educação
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Foto: ASCOM SEDUC
Sair da rotina, conhecer lugares nunca dantes visitados, aprender in loco sobre temas não tão comuns à sala de aula. Assim professores estimulam seus alunos e os ajudam a se encontrar com conteúdos curriculares ampliados. A Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho é uma das participantes do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovens de Futuro (Proemi/JF) e foi selecionada para participar de gravações de vídeos sobre a aplicação das metodologias do programa, em Belém.
A equipe do Instituto Unibanco, que mantém o programa Jovens de Futuro e atua em parceria com a Seduc no âmbito do Pacto pela Educação do Pará, acompanhou a ação educativa da turma de 1º ano do Ensino Médio, em visita no início de junho aos Museus do Estado com o acompanhamento de dois professores estaduais.
O Proemi/JF trabalha proposta de reestruturação curricular das escolas. Atividades extra-classe compõem o cotidiano escolar dos participantes do projeto. A metodologia indicada para gravação foi “Entendendo o Meio Ambiente Urbano”, onde os alunos puderam fazer visitas a espaços públicos e verificar a influência do homem nesse espaço.
Rosemiro Lopes dos Santos, professor articulador, junto com Daniel Pereira, professor de Estudos Amazônicos, foi quem planejou a atividade e explicou que os alunos fariam visitas aos Museus do Estado, no entorno da escola, promovendo o acesso a ambientes diferentes de sua realidade. “A escola, nessa atividade, que não foi programada para esse dia de filmagem, mas a realiza de maneira cotidiana, promove visitas a espaços como a Feira do Ver-o-Peso, o Complexo Feliz Lusitânia, além de uma oficina de Educação Patrimonial no Forte do Castelo”, conta o coordenador.
Para o professor, o retorno dessas atividades é imediato. “Em encontros com psicólogos, a fala recorrente dos alunos é sempre ‘nunca participei’, ‘nunca fui’ e eles se referem às visitas aos museus. Então, sair do espaço da escola, ir para outro ambiente, segura o aluno na escola. E é isso que faz o Proemi/JF ajudar na ação educativa”, relata Roseniro.
A escola foi escolhida pela Gestora Local do Proemi/JF, Luciana Lima, pelo caso de sucesso do colégio Paes de Carvalho em utilizar as metodologias do programa. “Os vídeos serão usados nas formações sobre as metodologias e disponibilizados para professores, gestores e supervisores de escolas parceiras do Proemi/JF de diversas regiões do Brasil”, explica Felipe Souza, do setor de Comunicação do Instituto Unibanco, que acompanhou as gravações em Belém.
Felipe ressaltou que em cada região do Brasil se gravou um tipo de metodologia do Programa. “Não vai se repetir. Serão sete vídeos, com sete metodologias, uma diferente para cada lugar do Brasil”, garante. O vídeo vai ser usado em educação à distância, no ambiente virtual do Instituto Unibanco. Após a conclusão da produção do material, o vídeo é enviado para a escola, disponibilizado no youtube e no ambiente virtual do Instituto Unibanco.
Proemi/JF
O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) é um dos 38 projetos do Pacto pela Educação. Uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, tem como objetivo aumentar o desempenho escolar dos estudantes e diminuir os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão escolar. Além disso adota o uso de metodologias específicas para melhorar a proficiência dos alunos nas disciplinas de português e matemática.
A ideia é, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Pará e em mais quatro estados, atendendo cerca de 2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de Governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público. Sua meta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de 5 anos. Para isso, o Pacto conta com parceiros como o Instituto Unibanco, que já formalizou o compromisso de empresa parceira no Pacto pela Educação do Pará.